Área militar também é opção para quem busca o ensino superior

Data 25/07/12 | Tóopico: IME




Principalmente no Rio de Janeiro, os milhares de jovens que pretendem disputar vagas oferecidas por vestibulares públicos e privados ou fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar em uma universidade pública têm uma boa alternativa. Estão abertas as inscrições para o vestibular do Instituto Militar de Engenharia (IME), que permite aos classificados cursar em uma das melhores instituições do país e, até mesmo, seguir a carreira militar, que tem atrativos como remuneração acima da média, plano de carreira e estabilidade no emprego.

O prazo de inscrições para o Curso de Formação e Graduação de Oficiais segue até o dia 3 de setembro. Podem participar candidatos de ambos os sexos. São 97 vagas e, deste total, 67 são para oficiais da Ativa, que permitem ao formado seguir carreira no Exército. Ao final do curso de graduação, o aluno ingressa como primeiro-tenente, com remuneração bruta inicial de R$7.440.

As outras 30 vagas são para oficiais da Reserva. Os classificados serão formados como civis e poderão trabalhar em qualquer empresa de Engenharia do mercado, mas não terão carreira militar. Ao longo do curso, recebem, assim como os alunos da Ativa, bolsa-auxílio e benefícios como fardamento, alimentação, assistência médica, dentária, psicológica e alojamento, que, por sinal, não existem em boa parte das instituições de ensino superior, mesmo do setor público.

As inscrições deverão ser feitas no site do IME, e no final do procedimento será possível imprimir o Guia de Recolhimento da União (GRU) para efetuar o pagamento da taxa de R$95. Dentre as especialidades ofertadas, estão Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Elétrica, Eletrônica, Comunicações, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartografia e Computação.

O processo de seleção é aberto a candidatos de ambos os sexos que sejam brasileiros natos, tenham entre 16 e 22 anos completados até 31 de dezembro de 2012, estejam em dia com as obrigações militares e eleitorais.

A primeira etapa do processo seletivo será realizada nos dias 13 de outubro e 1º de novembro, com o Exame Intelectual, com questões objetivas e discursivas. Os candidatos responderão sobre Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa e Inglesa. Os classificados passarão pela Inspeção de Saúde e Exame de Aptidão Física. O curso de formação ocorre no Rio de Janeiro e, no ano passado, 1.999 inscreveram-se para a opção Ativa e 1.357 para a Reserva.

Serviço
www.inscricoes.ime.br/CACFG_2012_web
Telefone: (21) 2546-7007










Este artigo veio de Cursos Preparatórios Para Concursos
http://capecurso.com.br/site

O endereço desta história é:
http://capecurso.com.br/site/modules/news/article.php?storyid=992