orientações para a prova

Data 02/12/11 | Tóopico: CEDERJ




A disputa pelas 5.433 vagas de cursos de graduação a distância do Cederj entra em seu período decisivo. No sábado, dia 3, às 9 horas, os milhares de estudantes que se inscreveram no vestibular para o primeiro semestre farão a prova, que terá cinco horas de duração. O exame será composto por 40 questões objetivas, cinco discursivas e uma redação. O conteúdo exigido será referente ao ensino médio.

A organização do processo seletivo manterá um plantão para atender aos interessados em tirar qualquer dúvida. O serviço estará disponível de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas. O presidente da Fundação Cecierj, Carlos Bielschowsky, que coordena o vestibular do Cederj, deu algumas dicas para os candidatos não serem surpreendidos no dia da avaliação. Uma das recomendações mais importantes é referente ao horário.

“É necessário apresentar-se ao local de prova com, no mínimo, uma hora de antecedência, ou seja, às 8 horas. Os portões serão fechados às 8h50 e será eliminado do vestibular quem chegar ao local do exame após esse horário”, garante
Bielschowsky.

Além dos conhecimentos adquiridos ao longo de anos de estudos nas disciplinas presentes no vestibular, é necessário ter preocupação com outras variantes que podem afetar o candidato ao longo de sua preparação. Uma delas é uma boa alimentação, que pode ser fundamental nas vésperas do exame. Refeições leves, com muitas verduras e legumes, são as mais recomendadas.

No entanto, o presidente da Fundação Cecierj destaca a necessidade de os participantes levarem documento original de identidade com foto, que seja válido em todo o território nacional, e caneta transparente de tinta azul ou preta. Carlos Bielschowsky acrescenta, ainda, o que é proibido e que os fiscais de prova serão obrigados a recolher. “Não será permitido fumar nem usar aparelhos celulares ou qualquer equipamento eletrônico.”

O cartão de confirmação de inscrição é obrigatório para ingressar ao local de prova. No entanto, os candidatos que, por ventura, perderem ou forem roubados durante o trajeto para a prova, poderão fazê-la. Para isso, a organização da seleção manterá uma listagem dos participantes por sala.

O mesmo vale para a identidade. Neste caso, o procedimento é outro. “O estudante poderá levar outro documento de identificação com foto, válido em todo território nacional, como carteira de trabalho ou passaporte. Caso tenha tido os documentos roubados, será permitido fazer a prova mediante apresentação de boletim de ocorrência”, garante.

A relação candidato/vaga dessa edição do processo seletivo poderá ser consultada no site do Cederj. São 20.618 inscritos, para um total de 5.433 oportunidades oferecidas, o que gera uma relação de 3,79. No entanto, para Pedagogia, unidade Niterói, esse número aumenta consideravelmente. São 25,75 candidatos por vaga.

Sobre os cursos oferecidos pelo vestibular, Bielschowsky foi enfático. “Os classificados no vestibular encontrarão cursos de graduação de qualidade em nossas instituições públicas de ensino, que têm levado nossos estudantes a excelentes resultados no Enade de fim de curso.”

Serviço
E-mail: faleconosco@cederj.rj.gov.br
Central de Atendimento: (21) 2334-1728
Site: www.cederj.edu.br











Este artigo veio de Cursos Preparatórios Para Concursos
http://capecurso.com.br/site

O endereço desta história é:
http://capecurso.com.br/site/modules/news/article.php?storyid=861