vale para ProUni e Fies

Data 21/09/11 | Tóopico:  ENEM

A importância do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) tem sido cada vez maior na vida dos vestibulandos. Isso porque além de selecionar a maior parte das vagas de ensino superior público no Estado do Rio de Janeiro, funciona também como porta de entrada para diversos programas do governo como, por exemplo, o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financimento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

Os dois programas são voltados para o auxílio do aluno durante todo a graduação de uma instituição particular. A diferença é que um ajuda no financiamento do curso e o outro concede bolsas para o estudo.

O ProUni é o que concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. Ou seja, aqueles que não têm condições de bancar o valor integral da mensalidade, podem recorrer a este benefício caso sejam contemplados.

Só podem concorrer ao processo seletivo, do 2º semestre deste ano, candidatos que ainda não têm diploma do curso superior e que tenham feito o Enem ano passado. Além disso, no exame nacional o estudante precisa obter, no mínimo, 400 pontos somando os pontos das cinco disciplinas: ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação, que é a única que não pode ser zerada.

Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para obter um desconto de 50%, a renda deve ser de até três salários mínimos. Além disso, só podem participar estudantes que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública, ou em privada, na condição de bolsista integral, ou parcialmente em cada um sob as mesmas condições. Pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino, na mesma situação do Fies, também estão aptos a participar da seleção.

As inscrições para este ano já terminaram, no entanto os candidatos interessados devem ficar atentos, pois elas sempre são abertas no início dos semestres. Ou seja, a próxima será no início de 2012. Já o Fies corresponde a um fundo do Ministério da Educação destinado a financiar estudantes de cursos de graduação. Por exemplo, o aluno estuda em uma instituição de ensino superior que participa da iniciativa, mas não tem condição de arcar com os custos da formação.

Se estiver regularmente matriculado na faculdade, cadastrado no programa e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), poderá se inscrever no programa e concorrer ao benefício. O financiamento é feito pela Caixa Econômica e pelo Banco do Brasil.

O estudante só poderá utilizar o Fies para um único curso. Os estudantes que concluiram o ensino médio a partir do ano letivo de 2010, mas que ainda desejam solicitar o Fies, precisam provar que realizaram o Enem do mesmo ano ou em diante. Apenas aqueles que concluiram o ensino médio antes de 2010 e professores da rede
pública, que estejam em exercício na educação básica e que sejam integrantes do quadro de pessoal permanente de instituição pública, regularmente matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia, não precisarão do Enem.

A inscrição pode ser feita em qualquer período do ano, pois depende da própria necessidade do estudante. Para realizá-la basta acessar o site do Sistema Informatizado do Fies (SisFies), informar o CPF, data de nascimento e e-mail para cadastrar uma senha de utilização do serviço sempre que for preciso.

Assim que o cadastro foi validado, a pessoa já poderá realizar a inscrição com os dados pessoais, do curso e da instituição. Feito isto, é necessário confirmar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), na faculdade, em até dez dias corridos, contados a partir do dia posterior ao da conclusão da inscrição. E por último, é feito a contratação do financiamento, onde o estudante deve comparecer em até 20 dias, em uma agência bancária vinculada ao Fies para formalizar tudo.






Fonte: Folha Dirigida


Este artigo veio de Cursos Preparatórios Para Concursos
http://capecurso.com.br/site

O endereço desta história é:
http://capecurso.com.br/site/modules/news/article.php?storyid=823