Espcex: Faltosos já estão eliminados. Coordenação divulgou gabarito oficial

Data 22/09/10 | Tóopico: EsPCEx




O último sábado, dia 18, foi o momento de os inscritos no concurso de admissão ao curso de formação da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) prestarem a primeira prova do processo seletivo. Nesta ocasião, quando foi aplicado o exame de escolaridade, os jovens fizeram uma prova de Física-Química e Geografia-História. No dia seguinte, domingo, foi a vez dos exames de Matemática e Português, além da Redação. Este ano, o concurso teve mais de 19 mil inscritos
para 520 vagas.

Os interessados em pedir revisão do gabarito têm dois dias úteis a contar da divulgação das respostas oficiais (o último domingo, dia 19), para fazer o pedido. A solicitação deve ser feita com base no modelo disponível no site do concurso.

No sábado, os portões foram fechados pontualmente às 12h30, horário que constava no edital. Na entrada, era obrigatório portar o documento de identidade e o cartão de confirmação. O nervosismo dos candidatos foi subtraído pelos muitos pais que estavam presentes no portão principal, incentivando os filhos que participavam da prova.

Embora fosse um final de semana de tempo nublado, as ruas próximas ao Colégio Militar, na Tijuca, Zona Norte do Rio, onde aconteceu a prova, estavam com grande fluxo de veículos. Ainda assim, o número de candidatos atrasados foi relativamente baixo. O Comando Militar do Leste (CML), responsável pelo exame, informou que foram registradas 16% de faltas no primeiro dia e 2% no segundo.

Ainda de acordo com o CML, pelas informações iniciais dos presidentes das comissões de aplicação das provas, não houve nenhuma alteração ou incidente nos locais de realização do concurso. Felipe Lima foi um dos candidatos que se atrasou e não conseguiu entrar para fazer a prova. O jovem chegou ao local às 12h35 e encontrou os portões fechados. "Perdi minha confirmação de inscrição e precisei ir a uma lan house imprimir outra. Sabia que não conseguiria chegar a tempo, eles são muito rígidos, mas estão certos. Mas vou tentar de novo no próximo ano", disse.

Já Jonatas Gomes de Lira chegou dez minutos após o fechamento dos portões. O candidato, morador de Nova Iguaçu, reclamou do trânsito. "Saí às 9 horas de casa. O trânsito me atrapalhou muito, para chegar aqui tenho que pegar duas conduções. Sei que o horário deve ser cumprido, mas eles deveriam levar em conta casos especiais".

Por sua vez, Rodrigo Calezani, esqueceu o cartão de confirmação em casa e teve de voltar. Com isto, não chegou a tempo para o exame. O candidato, que já é militar, questionou a rigidez com o horário. "A prova só começa às 13h30, não tem necessidade de fechar os portões uma hora antes".

A seleção é uma oportunidade para os jovens que desejam seguir carreira militar, já que após o curso, os aprovados ingressam automaticamente na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Durante a formação, os alunos recebem um ensino equivalente ao 3° ano do ensino médio e uma bolsa-auxílio de R$745,95.

Os classificados nesta fase serão convocados para os eventos complementares: Inspeção de saúde, exame de aptidão física, verificação de dados biográficos e revisão médica.

Serviço
www.espcex.ensino.eb.br


Este artigo veio de Cursos Preparatórios Para Concursos
http://capecurso.com.br/site

O endereço desta história é:
http://capecurso.com.br/site/modules/news/article.php?storyid=494