Inep divulga edital do Enem 2019

Data 21/04/19 | Tóopico:  ENEM

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019), com provas marcadas para novembro (dois domingos consecutivos) e início das inscrições previsto para o mês de maio. Vale destacar que qualquer pessoa pode fazer o Enem, contudo, o uso dos resultados é diferente para cada público.

Inscrições para o Enem 2019
As inscrições para o Enem 2019 deverão ser efetuadas entre os dias 6 e 17 de maio, exclusivamente no site http://enem.inep.gov.br. A taxa de inscrição custa R$ 85.

Provas do Enem 2019
As avaliações do Enem 2019 serão realizadas novamente em dois domingos consecutivos (3 e 10 de novembro). Redação, linguagens e ciências humanas serão os temas do primeiro dia, com duração de cinco horas e meia de prova. Uma semana depois será feita a prova de matemáticas e ciências da natureza, com cinco horas para realização.

Redação Enem 2019
Para se dar bem na redação Enem é preciso conhecer a prova e seu estilo, inclusive os critérios de avaliação usados. O Ministério da Educação exige um texto dissertativo-argumentativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão muito bem definidos.

Os avaliadores consideram cinco critérios de correção: domínio da norma padrão da língua portuguesa; compreender a proposta de redação; selecionar e organizar as informações; demonstrar capacidade de argumentação; e propor soluções para os temas abordados, respeitando os valores e considerando a diversidade.

O Enem tem a tradição de cobrar como tema de redação assuntos socioculturais e atuais no cenário nacional. Por isso, é importante manter-se atualizado em diversos assuntos, como política, diversidade de gênero, intolerância religiosa, situação do idoso no Brasil, violência urbana, meio ambiente, segurança pública, entre outros temas do nosso cotidiano.

De acordo com o edital, o candidato irá zerar a nota da redação se houver: fuga total ao tema proposto; não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; texto com até sete linhas; desenhos ou imagens inadequadas; ou folha em branco.




Este artigo veio de Cursos Preparatórios Para Concursos
http://capecurso.com.br/site

O endereço desta história é:
http://capecurso.com.br/site/modules/news/article.php?storyid=1944