Inscrições aberta para o 1º exame de qualificação da Uerj

Data 08/04/15 | Tóopico: UERJ

O vestibular Estadual 2016 já está com inscrições abertas para o primeiro Exame de Qualificação, etapa inicial do processo seletivo. A prova, que está marcada para 14 de junho, é voltada para quem já concluiu ou tem condições terminar o 3º ano do ensino médio este ano, mas pode ser feita também por estudantes do 2º ano, como forma de treinamento.

O vestibular estadual selecionará calouros para três instituições de ensino: a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) e o curso de formação de oficiais do Corpo de Bombeiros.

A inscrição é feita apenas pela internet, até 5 de maio. Para quem não tem computador em casa, uma opção é ir ao laboratório de Informática que funciona no Campus Maracanã, da Uerj, nos dias úteis, das 10h às 17h. No local, os computadores podem ser usados gratuitamente.

Se o participa do vestibular pela primeira vez, precisará apenas fazer um cadastro no qual, entre outros dados, informará o número do CPF, e preencher o requerimento de inscrição. O processo é mais simples ainda para quem fez a prova, pois já possui os dados cadastrados. Ao final, é preciso imprimir um boleto para pagar, até 6 de maio, a taxa de R$60. O último passo só será dispensado para quem obtiver isenção de taxa. O resultado da análise dos pedidos pode ser consultada na parte de anexos desse site, assim como o edital completo.

A primeira fase do vestibular estadual engloba dois exames de qualificação. Além do marcado para 14 de junho, haverá outro, em 13 de setembro. Nos dois, serão cobradas questões objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português e Língua Estrangeira); Matemática; Ciências Humanas (História e Geografia) e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia).

O candidato precisa obter aprovação em pelo menos um dos exames para passar à etapa final, de provas discursivas, que geralmente é realizada em dezembro. Para ser aprovado, o participante precisa acertar, pelo menos, mais de 40% do total de questões.

No primeiro exame de qualificação do vestibular do ano passado, 81.068 cadastraram-se para fazer a prova. Do total, 11.456, cerca de 15%, não conseguiram aprovação.

O desempenho no exame de qualificação pode valer também até 20 pontos no processo seletivo. O máximo é concedido aos que ficaram com conceito A (mais de 70% de questões certas). No conceito B, que vale 15 pontos, ficam os que acertarem de mais de 60% até 70% do número de itens. O conceito C compreende a faixa de acertos que vai de mais de 50% até 60% das questões, e vale 10 pontos. Os que ficarem com conceito D ganharão 5 pontos. Nesse caso, é preciso resolver corretamente mais de 40% até 50% dos itens.

Quem não se enquadrar em nenhuma das faixas de bonificação no primeiro ou no segundo exames de qualificação estará eliminado. O candidato que fizer as duas provas ficará com o melhor resultado. O segundo exame de qualificação também já tem seu cronograma definido. Pedidos de isenção de taxa devem ser feitos entre os dias 27 e 29 de maio. As inscrições estão previstas para o período de 6 de julho a 4 de agosto e a prova acontecerá em 13 de setembro.

Na primeira fase do vestibular estadual, ainda não é possível escolher o curso e a instituição para a disputa das vagas. A opção é feita apenas na inscrição para a segunda fase, que, nos últimos anos, tem ocorrido entre os meses de setembro e outubro.

O vestibular estadual adota política de cotas, que alcança 45% das vagas . Do total em cada curso, 20% são para ex-alunos da rede pública; 20% para negros, pardos e descendentes de indígenas; e 5% para pessoas com deficiência e para filhos de ex-profissionais de órgãos da área de Segurança Pública do governo do Estado, mortos ou incapacitados em serviço.

Serviço
www.vestibular.uerj.br


Este artigo veio de Cursos Preparatórios Para Concursos
http://capecurso.com.br/site

O endereço desta história é:
http://capecurso.com.br/site/modules/news/article.php?storyid=1693