Novo recorde de inscritos cada vez mais próximo

Data 20/05/14 | Tóopico:  ENEM

Ao que tudo indica, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) caminha para novo recorde de inscritos. Segundo dados do Ministério da Educação, até o fim da tarde desta segunda, dia 19, mais de 4,5 milhões de cadastros já tinham sido registrados no sistema. Dos 4.522.859 inscritos, 2.676.384 eram mulheres e 1.846.475 eram homens

Segundo o MEC, o número registrado no início da manhã, quando foi completada uma semana do site em funcionamento, era de 4,1 milhões, o que supera em 19,82% o da edição anterior — 3.278.231 inscritos em 2013, nesse mesmo período.

Com isso, a quatro dias do final das inscrições, o total de inscritos já alcançava a metade da meta estabelecida pelo MEC este ano, que é de 8,2 milhões de participantes. No ano passado, foram aproximadamente 7,2 milhões de cadastrados, dos quais cerca de 5 milhões fizeram efetivamente o exame.
No sábado, 17, e no domingo, 18, o número de inscritos foi 77,98% superior em relação ao primeiro fim de semana de 2013, quando foram registrados 406.066 candidatos. Este ano, 722.724 estudantes fizeram o registro on-line.

O prazo de inscrições termina às 23h59 de sexta-feira, 23. Uma das principais recomendações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira (Inep), responsável pela prova nacional, é que os interessados em fazer a prova procurem se inscrever nos horários de menor movimento, que são: no início da manhã, até as 9 horas; à tarde, entre 14 e 17 horas; à noite, após as 21 horas.

A inscrição deve ser feita só pela internet, no site do Enem. Os participantes precisam preencher os dados cadastrais e imprimir o boleto para pagamento da taxa, que é de R$35. Estão isentos deste valor os alunos da rede pública de ensino e pessoas cuja renda familiar, per capta, seja de até 1,5 salário mínimo per capita (R$1.086,00).

O Enem será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, com início às 13h. Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília. Para a próxima edição, não haverá mudanças significativas. A prova continuará com o formato que é adotado desde 2009. Serão 180 questões, em quatro áreas (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza), aplicadas em dois dias, além da redação, que também não sofreu mudanças nas regras de elaboração e correção.

A nota obtida no Enem é critério de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (ProUni). É também requisito para obtenção do benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participação no programa Ciência sem Fronteiras e em seleções para bolsas de graduação-sanduíche da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Estudantes maiores de 18 anos podem, por meio do exame, obter a certificação do ensino médio.

Serviço
www.enem.inep.gov.br


Este artigo veio de Cursos Preparatórios Para Concursos
http://capecurso.com.br/site

O endereço desta história é:
http://capecurso.com.br/site/modules/news/article.php?storyid=1425