Sargento do exército oferece 1.220 vagas no concurso

Data 20/05/14 | Tóopico: EsSA

FAÇA O CURSO PREPARATÓRIO PARA SARGENTO DO EXÉRCITO NO CAPE!Clique aqui e saiba mais

O Exército Brasileiro está com inscrições abertas para o concurso público de admissão aos cursos de Formação de Sargentos. O prazo segue até dia 7 de julho. A oferta é de 1.220 vagas destinadas somente a homens que comprovem a conclusão do ensino médio. A remuneração bruta inicial, após o curso de formação, é de R$3.200 mensais.

Para participar, é importante ficar atento aos requisitos, como ser brasileiro nato; ter, no mínimo, 17 anos e, no máximo, 24 anos de idade, referenciados em 31 de dezembro de 2015; ter, no mínimo, 1,60m de altura; estar em dia com as obrigações civis e militares; dentre outros.

As inscrições serão recebidas somente pela internet, na página da Escola de Sargentos das Armas (EsSA). Os candidatos deverão preencher a ficha, disponível no site, e efetuar o pagamento da taxa de participação, no valor de R$70. Os interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição deverão fazer o pedido até dia 21 deste mês. Serão contemplados com o benefício aqueles que comprovarem inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e forem membros de família de baixa renda.

A primeira etapa do processo seletivo está marcada para dia 12 de outubro. O exame intelectual constará de uma prova escrita objetiva com questões de Matemática, Português, História e Geografia, além de uma redação. Os classificados serão convocados para valoração de títulos, inspeção de saúde, exame de aptidão física e comprovação dos requisitos biográficos.

Os cursos de formação de Sargentos serão realizados em, aproximadamente, 18 meses. Os primeiros sete meses o curso será ministrado em uma das 13 Organizações Militares de Corpo de Tropa espalhadas pelo Brasil. O restante do curso será na EsSA. Veja, abaixo, as atribuições:

Esclarecimentos Gerais sobre as QMS, com o objetivo de auxiliar o candidato na sua opção de curso, poderão ser obtidas junto aos quartéis do Exército, por intermédio de suas Seções de Relações Públicas ou no site da EsSA, pelo endereço eletrônico
www.esa.ensino.eb.br
.
a) QMS – ÁREA COMBATENTE/LOGÍSTICA –TÉCNICA/AVIAÇÃO
(1) Infantaria -
É a arma combatente caracterizada pelo combate a pé e aproximado; utiliza meios de transportes terrestres, aéreos e aquáticos para o seu deslocamento. Tem como principais missões destruir ou capturar o inimigo, manter o terreno e atuar decisivamente na garantia da lei e da ordem. Além de outros atributos, o sargento infante distingue-se pela iniciativa e rusticidade.

(2) Cavalaria – É a arma combatente das manobras rápidas e flexíveis, proteção blindada, potência de fogo e ação de choque de seus carros de combate. A Cavalaria brasileira cumpre missões de reconhecimento e segurança empregando seus carros de combate e viaturas blindadas de transporte pessoal. O sargento cavalariano destaca-se pela iniciativa, coragem e flexibilidade.

(3) Artilharia – É a arma combatente que presta o apoio de fogo nos campos de batalha, destruindo ou neutralizando alvos inimigos. A Artilharia brasileira é dotada de obuseiros, canhões, mísseis e lançadores múltiplos de foguetes. Distinguido pela meticulosidade e organização, o
sargento artilheiro prima pela rapidez e precisão com que executa as missões.

(4) Engenharia – É a arma combatente que, nos campos de batalha, repara ou destrói pontes e estradas, elimina ou lança obstáculos e apoia a tropa na transposição de cursos d’água. Em todo território nacional constrói estradas, ferrovias, pontes, açudes e barragens. O sargento engenheiro destaca-se pela sua autoconfiança e flexibilidade.

(5) Comunicações – É a arma combatente destinada a instalar e explorar
os materiais de comunicações, tais como os rádios-transmissores, telefones e computadores necessários às diversas atividades militares. Coopera na instalação e exploração dos sistemas de comunicações nacionais. O sargento comunicante distingue-se pela responsabilidade e zelo.

(6) Topografia – O sargento topógrafo tem a missão de realizar trabalhos de levantamentos topográficos em todo território nacional.

(7) Intendência – O sargento do serviço de intendência está habilitado a prestar o apoio logístico e administrativo, em combate ou tempo de paz, a todas as armas.

(8) Material Bélico – Manutenção de Armamento – O sargento mecânico de armamento presta apoio de manutenção ao armamento, leve ou pesado, utilizado pelo Exército Brasileiro.

(9) Material Bélico – Mecânico Operador – O sargento mecânico operador trabalha com metalurgia, como torneiro mecânico, fresador, lanterneiro, em retífica de motores e freios, entre outras.

(10) Manutenção de Comunicações – O sargento de manutenção de comunicações presta apoio de manutenção aos materiais de comunicações utilizados pelo Exército Brasileiro.

(11) Material Bélico – Manutenção de Viatura Auto – O sargento mecânico de viatura presta apoio de manutenção às viaturas do Exército Brasileiro, sendo o responsável direto pela operacionalidade das tropas que as utilizam na execução de suas missões.

(12) Aviação – Manutenção – O Sargento desta QMS desempenha atividades de manutenção em equipamentos elétricos, eletrônica, estrutura, motores, armamento das aeronaves de asas rotativas (helicópteros) e atua como mecânico de voo.

QMS – ÁREA MÚSICA
O Sargento músico desempenha missões que destinam a elevar o moral da tropa por meio da música e atua como elemento de relações públicas entre o Exército e a Comunidade.

c) QMS – ÁREA SAÚDE
O Sargento de Saúde – Técnico de Enfermagem desempenha missões que destinam a promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde dos integrantes da Força, bem como seus dependentes

Serviço
www.esa.ensino.eb.br


Este artigo veio de Cursos Preparatórios Para Concursos
http://capecurso.com.br/site

O endereço desta história é:
http://capecurso.com.br/site/modules/news/article.php?storyid=1424