Bombeiros: pedido de concurso está na pauta da próxima reunião

Data 06/02/14 | Tóopico: Estaduais

Continua no aguardo da análise da Comissão de Acompanhamento das Despesas de Pessoal (Coape) o pedido do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) para a realização de concurso para 1.060 vagas. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Planejamento, a solicitação será analisada na próxima reunião da comissão, cuja data ainda não foi marcada. Porém, uma fonte ligada à corporação adiantou que os preparativos do concurso estão bastante adiantados e que há chances do edital sair ainda este mês.

De acordo com o comandante-geral do CBMERJ, coronel Sérgio Simões, embora o pedido tenha sido para 1.060 vagas (910 para soldado combatente e 150 para guarda-vidas), está pré-acordado com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) que deverão ser liberadas, em um primeiro momento, 721 vagas. As demais seriam preenchidas durante o prazo de validade da seleção. Atualmente, a remuneração inicial é de R$2.526,80, para ambos os cargos. O cargo de soldado combatente requer o nível médio e carteira de habilitação na categoria “B”. Os futuros candidatos deverão ter até 51 anos no ato da posse.

Para quem pretende concorrer a soldado combatente, o diretor-geral de Pessoas dos Bombeiros, coronel Gilvan de Castro, já havia informado que o programa desta seleção será o mesmo da seleção para motorista, realizada em 2012. A única diferença é que não haverá Legislação de Trânsito. Ou seja, os candidatos serão avaliados somente por meio de questões de Língua Portuguesa e Matemática. No último concurso para guarda-vidas, puderam participar os candidatos nascidos a partir de 1º de fevereiro de 1984. Além disso, era necessário ter altura mínima de 1,60m (para ambos os sexos) e possuir os documentos comprobatórios da escolaridade exigida para o cargo (ensino médio completo). Segundo a Diretoria-Geral de Pessoal, o conteúdo programático será o mesmo da última seleção, exceto o teste de habilidade específica (piscina e praia).

São grandes as chances da Funcefet ser mantida como organizadora do concurso, já que ela foi responsável pela última seleção de soldado motorista da corporação. Soldado motorista – Continua em análise na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-RJ) o pedido de acréscimo de 240 vagas de soldado motorista relativo ao concurso realizado pelos Bombeiros em 2012.


Este artigo veio de Cursos Preparatórios Para Concursos
http://capecurso.com.br/site

O endereço desta história é:
http://capecurso.com.br/site/modules/news/article.php?storyid=1357