Fale Conosco
Plataforma EAD
Menu
Siga-nos
Indique o Site
Destaques no Site
RSS

Notícias sobre o concurso vestibular para a UFRJ.
(1) 2 3 4 »
UFRJ : divulga a lista de classificados em espera
Enviado por admin em 28/03/17 (112 leituras)

Foi divulgada a lista dos candidatos selecionados na primeira chamada da Lista de Espera do Sisu 2017, para a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) dividiu a matrícula da seguinte forma: o grupo “A” deverá realizar matrícula no dia 2 de março e o grupo “B”, no dia 3 de março. A divisão pode ser consultada no site do Sisu-UFRRJ.
Os estudantes que chegarem ao local da matrícula antes das 11h da manhã, serão atendidos no horário compreendido das 9h às 12h e os que chegarem entre 11h e 16h serão atendios de 13h às 16h. Para se matrícular, o estudante deve comparecer no campus onde realizará seu curso. Os aprovados residentes em outro estado deverão realizar a matrícula a distância.
Também no site do Sisu-UFRRJ está disponível o edital com as lista dos documentos necessários para a realização da matrícula, além de tutoriais em vídeo explicando o passo a passo dos procedimentos de matrícula presencial e online. Os cotistas de renda, terão o apoio de um Check-list contendo todas as informações referentes a documentação exigida para análise de renda.
Alunos de escolas ocupadas têm procedimento específico
Os candidatos que foram aprovados no Sisu 2017 para a UFRRJ, mas que não conseguiram concluir o ensino médio em decorrência das greves e ocupações ocorridas, deverão apresentar uma declaração da escola com o ano em que o aluno está matriculado e a previsão de conclusão.
Os candidatos nessas condições, terão até o dia 20 de março para apresentar um documento oficial de conclusão do ensino médio, caso contrário a matrícula não será efetivada. No caso dos cotistas, a declaração da escola deverá constar em qual institução em que o aluno cursou cada ano letivo do ensino médio.

UFRJ : UFRJ: divulgou o número de vagas para 2017
Enviado por admin em 04/12/16 (148 leituras)

Já estão disponíveis para consulta o número de vagas para o próximo ano letivo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A oferta é de 9.379 vagas, distribuídas pelos 1° e 2° semestres de 2017.
Serão 5.377 vagas para o 1° período letivo e 4.002 vagas para o 2° período letivo, nos diversos cursos oferecidos pela universidade.
No edital disponibilizado pela instituição, é possível consultar o quadro geral de vagas para o Sisu e também as vagas dos cursos que exigem Teste de Verificação de Habilidades Específicas (THE), além do quadro de vagas para os cursos Letras-Libras.
Os candidatos que desejam ingressar em um dos cursos que exigem a realização do THE, devem ficar atentos ao calendário de realização dos testes, que seguem em andamento desde o dia 19 deste mês.

UFRJ : UFRJ: 689 vagas para transferência e reingresso
Enviado por admin em 01/06/16 (147 leituras)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) abrirá inscrições no próximo dia 6 para transferência externa facultativa e isenção do concurso de acesso para o segundo semestre de 2016. Ao todo, são ofertadas 441 vagas para a primeira modalidade e 248 para a segunda.

Para se inscrever, os interessados devem acessar a página da internet, até às 16h do dia 13, e escolher uma opção de curso. Em seguida, será preciso entregar os documentos necessários nas instâncias acadêmicas. Não será cobrada taxa de inscrição.

Somente alunos regularmente matriculados no ano letivo de 2016 em cursos de graduação no Brasil podem participar da transferência facultativa. Entre os documentos necessários, estão histórico escolar oficial, cópia da identidade e comprovação de estar matriculado.

Além disso, o candidato precisa estar aprovado em disciplinas do curso de origem com 70% do conteúdo e da carga horária das disciplinas dos dois primeiros períodos. Outra exigência é ter o número de períodos cursados inferior ao recomendado para integralização.

Há oportunidades para a graduação em Astronomia (5), Ciências Matemáticas e da Terra (25), Ciências Sociais (8), Arquitetura e Urbanismo (8), Farmácia (7), Engenharia Metalúrgica (8) e Ciências Econômicas (5).

Já para isenção do concurso de acesso, serão aceitas exclusivamente as inscrições dos candidatos que já tenham diploma de curso de educação superior. Além disso, precisam ter condições de serem dispensados de, no mínimo, 20% do conteúdo e da carga horária do total do curso desejado na UFRJ. No caso da documentação, também são pedidos cópia da identidade, e programas oficiais das matérias cursadas.

Entre os cursos oferecidos, estão: Ciências Atuariais (2), Pintura (6), Medicina (6), Filosofia (2), História (3), Defesa e Gestão Estratégica Internacional (8), Relações Internacionais (3), Engenharia de Bioprocessos (4) e Dança (3).

A primeira etapa é constituída por uma prova de Redação, com duração de uma hora e trinta minutos. A segunda, por uma etapa específica. As duas vão ocorrer na mesma data: 6 de julho, em horário e local a serem definidos. Os resultados saem no dia 18, no endereço eletrônico da UFRJ.

Serviço

UFRJ : UFRJ: ainda restam 27 vagas para Medicina
Enviado por admin em 08/02/16 (174 leituras)

[url=https://www.youtube.com/user/cursocape]INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE E RECEBA NOTÍCIAS ATUALIZADAS SOBRE CONCURSOS

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgou o edital para o preenchimento das vagas não ocupadas nos cursos de graduação por meio da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2016. Do total de 1.562 vagas ofertadas, 27 são para o curso de Medicina que, este ano, segundo dados do Ministério da Educação, exigiu a maior nota de corte entre todas as universidades públicas que adotam o programa como forma de ingresso.

Nesta, quinta-feira, dia 4, serão divulgados os candidatos que participaram do Sisu e se inscreveram na lista de espera, para as vagas da UFRJ.

De acordo com o edital divulgado pela instituição, os estudantes que manifestaram interesse na lista de espera do Sisu para a UFRJ deverão, também, manifestar interesse, junto à universidade, para continuar concorrendo. O procedimento deverá ser realizado entre os dias 11 e 17 de fevereiro.

Para confirmar o interesse, o candidato deverá acessar o link da pré- matrícula no site da instituição. O cadastro não garante a vaga ao candidato, mas o estudante que não realizar o procedimento será eliminado da disputa.

A primeira relação dos candidatos classificados, dentro dos que manifestaram interesse em permanecer concorrendo as vagas ofertadas, será divulgada no site do vestibular da UFRJ no dia 19 de fevereiro.

A ocupação das vagas será feita com base na nota final do Enem, considerando-se as opções de curso, turno, polo e de ação afirmativa, caso concorra pelas cotas. Os classificados só poderão efetivar a matrícula mediante apresentação da documentação exigida para o acesso aos cursos de graduação da universidade pelo Sisu.

Serviço
http://acessograduacao.ufrj.br/
https://prematricula.ufrj.br

UFRJ : UFRJ: 9.379 vagas pelo Sisu, em 2016
Enviado por admin em 02/12/15 (210 leituras)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgou o edital de adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). São, ao todo, 9.379 vagas: 5.377 para o primeiro semestre de 2016 e 4.002 para o segundo. A seleção será feita com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015.

Do total de vagas, há 8.568 que serão disputadas por quem fez o Enem. Há mais 751, em cursos da área de Música ou Artes, para as quais, além da prova nacional, também é preciso fazer o Teste de Habilidades Específicas (THE). Ficarão com as vagas os participantes aprovados no THE e que conseguirem as maiores pontuações no Enem, de acordo com o curso escolhido. As 60 vagas restantes são para os cursos de bacharelado e de licenciaturas em Letras/Libras, para os quais não é exigido que o candidato tenha feito o Enem.

Pela lei de cotas, 50% das vagas são destinadas a alunos da rede pública. Dentre as vagas reservadas, metade é para quem possui renda mensal, familiar, bruta e per capta de até R$1.182 e a outra metade para candidatos com nível de renda superior a este. Em cada grupo de renda, há uma cota, no Estado do Rio, de 50% das vagas para negros, pardos e descendentes de indígenas.

A universidade atribuiu notas mínimas e pesos para as diferentes campos de conhecimento cobrados no Enem. Para ter condições de disputar uma vaga, é necessário conseguir, no mínimo, 300 pontos na Redação e não zerar nenhuma das quatro áreas. Os pesos por área variam com os cursos.

Em Administração, por exemplo, Matemática e Ciências Humanas terão peso 4,0, enquanto que, para Linguagens e Ciências da Natureza, peso será 1,0. Os demais pesos por área e curso podem ser consultados no edital, na parte de anexos desta página.

Serviço
www.acessograduacao.ufrj.br

UFRJ : Sisu 2015: UFRJ oferece 3.731 vagas no 2º semestre
Enviado por admin em 09/06/15 (271 leituras)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma das universidades mais desejadas entre os jovens que pensam em ingressar no ensino superior, vai oferecer 3.731 vagas pela edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do segundo semestre. Entre os destaques, estão os cursos de Medicina, com 100 vagas; Relações Internacionais, com 60; Direito, com 255; e Gastronomia, com 25.

Também serão oferecidas vagas para o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio (IFRJ); Instituto Federal Fluminense (IFF); Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio); Universidade Federal Fluminense (UFF); e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Rural).
As inscrições estarão abertas a partir da próxima segunda-feira, dia 8 e terminarão no dia 10 de junho. Para participar do Sisu, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e não ter zerado a redação.
As inscrições serão feitas pela internet, no site do Sisu. O candidato deverá acessar o sistema com login e senha utilizados no Enem do ano passado. Não é preciso pagar nenhuma taxa. Ao preencher o formulário, o candidato poderá escolher até duas opções de cursos ou universidades.
Em todo o país, as instituições que participam do Sisu oferecem, para ingresso no segundo semestre de 2015, um total de 55.576 vagas. Ao todo, 72 universidades e institutos federais selecionarão seus calouros por meio do sistema.
Em comparação com o ano passado, houve crescimento de 8% na oferta, uma vez que, na edição de segundo semestre do Sisu 2014, foram oferecidas 51.412 vagas em 67 instituições. O ritmo desse crescimento, porém, foi menor, já que, de 2013 para 2014, o total de vagas disponibilizadas aumentou em 29%. Em 2014, cerca de 6,2 milhões de candidatos fizeram o Enem em todo o país.

Serviço
www.sisu.mec.gov.br

UFRJ : divulga edital de concurso para transferência externa e isenção do concurso de acesso
Enviado por admin em 24/05/15 (247 leituras)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj), divulgou edital do concurso para ingresso por transferência externa facultativa e isenção do concurso de acesso, destinados aos seus cursos de graduação presencial. São ofertadas, no total, 358 vagas, sendo 201 na modalidade da transferência externa, e 157 para a isenção dos concursos de acesso.

Entre os cursos oferecidos estão: Estatística, Arquitetura e Urbanismo, Farmácia, Engenharia Civil e Dança.
As inscrições começam às 10h do dia 3 de junho, através da página da instituição, e seguem até às 16h do dia 10 do mesmo mês. Não haverá taxa de inscrição.
No caso da transferência externa, podem participar da seleção aqueles que estão regularmente matriculados em cursos de graduação no Brasil. Os brasileiros que estudam no exterior também podem concorrer. um dos requisitos é ter o número de períodos cursados na instituição de origem, inferior ao número de semestres recomendados na Ufrj. Já para a isenção do concurso de acesso, só participam os portadores de diploma de graduação realizado no Brasil ou no exterior, que esteja devidamente revalidado. Para esta seleção, só vão ser aceitas as inscrições dos candidatos que possam ser dispensados de, no mínimo, 20% do conteúdo e da carga horária total da graduação desejada na Ufrj.
O processo seletivo vai ser composto de uma Redação e uma prova discursiva, previstas para 15 de julho.

UFRJ : Atividades da UFRJ podem ser retomadas na terça-feira, dia 19
Enviado por admin em 19/05/15 (248 leituras)

O Centro Acadêmico da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) afirmou, por meio de sua página no Twitter, que o reitor Carlos Levi defendeu, na tarde da última segunda, dia 18, suspender a recomendação de da paralisar atividades acadêmicas da instituição. Na sexta-feira, dia 15, o reitor sugeriu que as unidades não funcionassem na segunda, dia 18, por falta de pagamento aos terceirizados contratados pela Qualitécnica, responsável pela limpeza.

A fala teria sido feita durante uma plenária com a participação de decanos, diretores de unidades, alunos e funcionários terceirizados, na segunda-feira, dia 18. No mesmo dia pela manhã, foi realizada uma reunião da reitoria com o Ministério do Trabalho e a representantes empresa, que teriam se comprometido a quitar os débitos até terça-feira, dia 19.

No perfil do DCE no Facebook, no entanto, também é informado diretores de várias unidades se posicionaram contra a volta às atividades. Entre eles, estão so da Faculdade de Direito, Psicologia, da Escola de Comunicação e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFICs). O diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) confirmou a posição anunciada ao longo do dia de que não retornaria às atividades acadêmicas no dia 19.

No entanto, no meio da crise da UFRJ, onde muitas unidades da instituição estão com suas atividades paralisadas, a diretoria do Colégio Aplicação (Cap-UFRJ) já tinha optado por manter suas atividades até esta terça, dia 19, quando haverá uma sessão do seu Conselho Pedagógico para avaliar a situação da escola. A escola, que já havia começado seus trabalhos com quase um mês de atraso, também funcionou na segunda, dia 18.

As faculdades de Direito e o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs), no Centro, a Escola de Comunicação (ECO), na Praia Vermelha, e o a sede da reitoria, na Ilha do Fundão, foram algumas das unidades que seguiram a recomendação do reitor e paralisaram suas atividades. A reitoria, por sinal, continuava ocupada, até o fechamento desta edição, por membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE), desde a reunião do Conselho Universitário (Consuni-UFRJ), na última quinta, dia 14. As principais reivindicações dos estudantes são o pagamento imediato dos terceirizados, a garantia das Bolsas Auxílio e da moradia no alojamento.

Na manhã desta segunda, dia 18, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, em assembleia, também decidiu paralisar suas atividades até a próxima quarta, dia 20, repudiando qualquer mutirão ou contratação alternativa para a limpeza. Em um post nas redes sociais, defendia-se que “o problema não está no lixo, e sim nas condições de trabalho, o centro da questão são as pessoas!”

Em nota, o reitor Carlos Levi havia recomendado que cada unidade avaliasse se está em condições ou não de realizar suas atividades. O comunicado ainda diz que a reitoria está se empenhando para que toda a universidade volte à normalidade. Ele justifica a crise que a instituição enfrenta com a falta de repasse das verbas do governo.

De acordo com a nota, a UFRJ tem a previsão de R$372 milhões anuais, sendo que até agora só foram liberados R$85 milhões, quantia inferior à 5/12 do montante previsto de R$131 milhões, que teriam de ser repassados pelo Ministério da Educação (MEC). Levi espera pela confirmação do orçamento no dia 22 de maio para normalizar as atividades da UFRJ.

A crise com os terceirizados afeta a UFRJ desde o início do ano. Por conta dela, houve atraso de mais de um mês no começo do ano letivo no colégio de aplicação. Também foi postergado o começo das aulas da graduação e unidades, entre elas, o Museu Nacional, chegaram a paralisar atividades.

UFRJ : UFRJ: último dia de inscrição para 136 vagas na área de apoio
Enviado por admin em 25/11/14 (306 leituras)

Este domingo, dia 23, é o último dia para que os interessados no concurso para 136 vagas na área de apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) possam se cadastrar, no site do organizador, a PR4.
Os cadastros poderão ser feitos até as 23h59min. Mesmo com a mudança das datas de prova para quase todos os cargos, o coordenador de Políticas de Pessoal da Pró-Reitoria de Pessoal da instituição, Jorge Freitas, informou, na última quarta-feira, dia 19, que até o momento não há chance de haver prorrogação desse prazo. O concurso abrange todos os níveis de escolaridade. No fundamental, as 40 vagas são para auxiliar em administração, cargo que tem ganhos iniciais de R$2.013,34, incluindo o auxílio-alimentação, de R$373. Mas para quem tem nível médio e atua na função, por exemplo, a remuneração passa para R$2.259, devido ao adicional por titulação. A lotação dos auxiliares ocorrerá somente na capital.

Já no nível médio, há, por exemplo, 30 oportunidades para assistente (sendo 25 para a cidade do Rio e cinco para Macaé) e 40 para auxiliar de enfermagem, com 35 ofertas para o Rio e cinco para Macaé. Esse cargo exige, além de curso profissionalizante na área, registro no órgão de classe. Os rendimentos da primeira função, já incluindo os R$373 do auxílio-alimentação, são de R$2.382,89, mas pode chegar a R$2.892,86, por exemplo, graças ao adicional de titulação por graduação. Já os ganhos do segundo cargo são os mesmos dos auxiliares administrativos. E os cargos de nível superior proporcionam remuneração inicial de R$3.765,42 (valor já acrescido dos R$373 de auxílio-alimentação), mas os ganhos podem subir para até R$6.309,73, com o adicional por titulação referente a doutorado. Todas as funções desse nível de escolaridade contempladas na seleção podem ser vistas no edital, publicado em anexo.
Além dos municípios do Rio de Janeiro e Macaé, no Norte Fluminense, a UFRJ também traz oportunidades para Duque de Caxias, em Xerém. Os classificados serão contratados sob o regime estatutário, que garante estabilidade empregatícia. A carga de trabalho é 30 ou 40 horas semanais, de acordo com o cargo escolhido. O domingo também é o prazo final para pedir isenção do pagamento da taxa de inscrição, de R$60 para o nível fundamental, R$70 para o médio e o médio/técnico e R$100 para o superior. As primeiras provas, objetivas, serão aplicadas agora em três datas diferentes, devido à mudança do cronograma. Em fevereiro de 2015, no dia 1°, os assistentes em administração serão avaliados. Já em março, os exames ocorrerão em duas datas: no dia 15, os candidatos às demais funções terão que resolver quesitos objetivos, exceto os auxiliares em administração, cujas provas estão marcadas para o dia 29. O concurso será válido por um ano, podendo dobrar.
Serviço
Inscrições: www.pr4.ufrj.br

UFRJ : UFRJ: 224 vagas para reingresso
Enviado por admin em 21/11/13 (406 leituras)

Estarão abertas, a partir das 10h do dia 4 de dezembro, as inscrições do processo seletivo para Reingresso Especial da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Serão oferecidas 224 vagas para o primeiro semestre letivo de 2014.

Poderão concorrer a estas vagas, alunos já graduados pela instituição nos dois períodos letivos anteriores ao período de Reingresso (2013/1 e 2013/2) ou os alunos que concluíram todos os requisitos curriculares necessários para colação de grau, em qualquer curso da instituição, nos dois períodos anteriores ao reingresso.

Para se inscrever, o candidato deve acessar a página na internet da instituição ou seguir para um dos endereços divulgados pela universidade em edital disponível para consulta na FOLHA DIRIGIDA ONLINE. Em data, local e horário pré-estabelecidos pela UFRJ, os candidatos deverão apresentar uma relação de documentos para análise da inscrição. Ao se cadastrarem para disputar as vagas, os interessados deverão indicar apenas uma opção de curso, porém será aceita a alteração até o fim do prazo. Na inscrição, será considerada a última alteração realizada.

Sem cobrança de taxa de inscrição, o processo será por meio do Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) acrescido do bônus definido, que gerará uma classificação por ordem decrescente. O CRA é analisado através do histórico escolar oficial do último curso de graduação, juntamente com o bônus definido. Aos cursos que exigem Teste de Habilidade Específica (THE), o participante deve se inscrever no curso que pertença à mesma Unidade Acadêmica da UFRJ que tenha cursado anteriormente.

A relação final dos candidatos classificados para realizar a matrícula nos cursos escolhidos no ato da inscrição será divulgada na página eletrônica pela Coordenação Executiva dos Concursos de Acesso aos Cursos de Graduação da universidade. Não estarão aptos a realizar as inscrições os candidatos que não satisfaçam a todas as regras especificadas em edital.

Serviço

www.acessograduacao.ufrj.br

(1) 2 3 4 »
LOJA VIRTUAL - PAGSEGURO
Baixe o Aplicativo
Cursos Kids
Login no Site
Pesquisa no Site
Notícias e Concursos
Setembro 2017
S T Q Q S S D
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  
Enquete
Qual a sua área de interesse nos concursos?
Colégios do Ensino Fundamental 16 % 16%
Escolas Técnicas 11 % 11%
Marinha 21 % 21%
Exército 17 % 17%
Aeronáutica 18 % 18%
Vestibulares 2 % 2%
Concursos Públicos 12 % 12%
Visitantes Online
1 visitantes online (1 na seção: Notícias sobre Concursos)

Usuários: 0
Visitantes: 1

mais...
Cape Cursos Preparatórios © 2006-2015 - Todos os direitos reservados - Rua Estância 25 - 2º Andar - Realengo - RJ - Cep: 21715-440
Início Cape Cursos Preparatórios Cursos Preparatórios Preços dos Cursos Preparatório - 5º Ano Apostilas Preparatórias Simulados Online Notícias Concursos Concursos Galeria de Fotos Localização Contato Plataforma Digital Área do Aluno Inscreva-se no Canal!