Plataforma EAD
Menu
Siga-nos
Indique o Site
Destaques no Site
RSS

Notícias sobre o concurso para sargento do exército.
(1) 2 3 4 ... 6 »
EsSA : Concurso da Escola de Sargentos das Armas - ESA
Enviado por admin em 27/02/20 (33 leituras)

Leia mais... | Mais 1183 bytes
EsSA : Concurso Curso de Formação de Sargentos (ESA) 2019
Enviado por admin em 18/06/19 (242 leituras)

O EXÉRCITO BRASILEIRO, por meio do Departamento de Ensino e Cultura do Exército (DECEx), amparado na Lei nº 9.786, de 08 Fev 99 – Lei do Ensino no Exército e suas alterações, e por intermédio da Escola de Sargentos das Armas (ESA), faz saber que estão abertas, no período de 20 de fevereiro a 20 de março de 2019, para o Concurso Público para Admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos das Áreas Geral/Aviação, Música e Saúde, com início em fevereiro de 2020 e término em dezembro de 2021 observadas as instruções a seguir. Publicado no Diário Oficial da União, seção 3, Nº 35, terça-feira, 19 de fevereiro de 2019 o edital de abertura de inscrições.

Requisitos Básicos
ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a), conforme o inciso I do art. 2º da Lei nº 12.705, de 2012;
ter concluído o ensino médio em EstbEns reconhecido oficialmente, apresentando, no ato da matrícula, certificado de conclusão devidamente registrado nos órgãos competentes, na forma da legislação federal que regula a matéria. Se estiver cursando a última série desse nível escolar (3ª série) no ano da inscrição para o concurso, somente será habilitado(a) à matrícula se concluí-la com aproveitamento, antes do encerramento do CA, conforme o inciso I do art. 3º da Lei nº 12.705, de 2012;
possuir no mínimo, 17 (dezessete) e, no máximo, 24 (vinte e quatro) anos de idade, sendo que, para as áreas de saúde e música, a idade máxima será de 26 (vinte e seis) anos de idade. Para todas as áreas as idades serão referenciadas a 31 de dezembro do ano da matrícula, conforme inciso III do art. 3º da Lei nº 12.705, de 2012;
se do sexo masculino, ter, no mínimo, 1,60m (um metro e sessenta centímetros) de altura, sendo que esta limitação não se aplica aos candidatos com até 16 (dezesseis) anos de idade, desde que possuam a altura mínima de 1,57 m (um metro e cinquenta e sete centímetros) e exame especializado revele a possibilidade do crescimento, ou se do sexo feminino, ter, no mínimo, 1,55m (um metro e cinquenta e cinco centímetros) de altura, conforme o inciso XIII do art 2º Lei nº 12.705, de 2012.
Sobre a Prova
Exame Intelectual – 04 de agosto de 2019 (domingo).

O concurso de admissão para matrícula nos CFS terá as seguintes fases:

a) 1ª fase (realizada na guarnição de exame, OMSE e EsSLog), composto pelas seguintes etapas:

exame intelectual (EI), para todos os candidatos inscritos de caráter eliminatório e classificatório;
valoração de títulos, de caráter classificatório, da qual participarão apenas o(a)s candidato(a)s aprovado(a)s no EI que possuam títulos. O(A) candidato(a) que não entregar títulos não será eliminado(a) e participará normalmente das etapas subsequentes do CA;
inspeção de saúde (IS), de caráter eliminatório, para o(a)s candidato(a)s de todas as áreas. Esta inspeção se destina ao(à)s aprovado(a)s no EI e classificado(a)s dentro das vagas destinadas à área, bem como ao(à)s incluído(a)s na majoração que forem convocado(a)s pela ESA para continuarem no CA;
Exame de Aptidão Física Preliminar (EAFP), de caráter eliminatório, para o(a)s candidato(a)s de todas as áreas, aprovado(a)s no EI e aptos na IS;
exame de Habilitação Musical (EHM), de caráter eliminatório e classificatório, para o(a)s candidato(a)s, da área Música, aprovado(a)s no EI e classificado(a)s dentro das vagas destinadas aos naipes, bem como ao(à)s incluído(a)s na majoração que forem convocado(a)s pela ESA para continuarem no CA; e
b) 2ª fase (realizada nas OMCT): revisão médica, Exame de Aptidão Física Definitivo (EAFD), comprovação dos requisitos biográficos do(a)s candidato(a)s e comprovação através da heteroidentificação, para o(a)s candidato(a)s que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição, e indicado em campo específico que pretende concorrer pelo sistema de reserva de vagas, de caráter eliminatório.

O Exame Intelectual (EI) é composto de questões de:

Prova de Matemática (12 questões objetivas para Área Geral / Aviação e 8 questões objetivas para Áreas Música e Saúde),
Prova de Português (12 questões objetivas para Área Geral / Aviação e 8 questões objetivas para Áreas Música e Saúde),
Prova de História e Geografia do Brasil (12 questões objetivas, sendo 6 questões de cada disciplina para Área Geral / Aviação e 8 questões objetivas, sendo 4 questões de cada disciplina para Área Música e Saúde),
Prova de Inglês (4 questões objetivas para Área Geral / Aviação e 4 questões objetivas para Área Música e Saúde);
Teoria Musical (somente para os candidatos da Área Música),
Prova de Conhecimentos Específicos da área técnica de Enfermagem para Área Saúde (12 questões objetivas) e Prova de Teoria Musical para Área Música (12 questões objetivas), e
Prova de Português (questão única discursiva – redação).
Cidades das Organizações Militares Sede de Exames (OMSE):
Rio de Janeiro-RJ, Resende-RJ, Niterói-RJ, Vila Velha-ES, Juiz De Fora-MG, Belo Horizonte-MG, Três Corações-MG, São João del Rei-MG, Uberlândia-MG, Montes Claros-MG, São Paulo-SP, Campinas-SP, Lins-SP, Guarujá-SP, Taubaté-SP, Pirassununga-SP, Porto Alegre-RS, Santa Maria-RS, Cruz Alta-RS, Santiago-RS, Pelotas-RS, Uruguaiana-RS, Bagé-RS, Florianópolis-SC, Cascavel-PR, Curitiba-PR, Ponta Grossa-PR, Salvador-BA, Aracaju-SE, Maceió-AL, Recife-PE, João Pessoa-PB, Natal-RN, Fortaleza-CE, Teresina-PI, Petrolina-PE, Manaus-AM, Tabatinga-AM, Rio Branco-AC, Boa Vista-RR, Porto Velho-RO, Tefé-AM, São Gabriel da Cachoeira-AM, Brasília-DF, Palmas-TO, Goiânia-GO, Campo Grande-MS, Cuiabá-MT, Corumbá-MS, Rondonópolis-MT, Dourados-MS, São Luis-MA, Altamira-PA, Belém-PA, Macapá-AP, Imperatriz-MA, Santarém-PA, Itaituba-PA, Marabá-PA.

EsSA : ESA 2017: confira os gabaritos das provas
Enviado por admin em 18/10/17 (271 leituras)

Foram publicados os gabaritos da prova da Escola de Sargentos das Armas – ESA ocorrida no último dia 24.

Os gabaritos podem ser obtidos na página da ESA.

Concurso 2017 teve mais de 100 mil inscritos

O concurso da ESA reuniu 111.073 candidatos que estão em busca das 1.100 vagas oferecidas.

As oportunidade estão distribuídas para as áreas de logística, técnica-aviação, saúde e música.

Resultado das provas está previsto para Dezembro

O resultado final do concurso, após os recursos, está previsto para o dia 22 de dezembro. Este resultado trará a nota de redação que poderá sofrer recursos entre os dias 8 e 9 de janeiro 2018.

O planejamento da ESA é divulgar até o dia 22 de janeiro o resultado final do exame intelectual, e até o dia 31 do mesmo mês o resultado da análise de títulos juntamente com a classificação final.

EsSA : ESA abre inscrições para 1.100 vagas
Enviado por admin em 19/06/17 (526 leituras)

As inscrições para o concurso à Escola de Sargentos das Armas (ESA) seguem abertas até o dia 12 de junho. As especialidades são Combatente-Logística, Técnica e Aviação, Saúde e Música.

No total de 1.100 vagas , 1.000 são para Combatente, onde 100 são reservadas ao sexo feminino, 40 e 60 para as áreas de música e saúde, onde as mulheres poderão também participar.

Para concorrer a área de Combatente, o candidato deverá ter no mínimo 17 anos e no máximo 24 anos em 31 de dezembro do ano da matrícula. Para outras especialidades a idade máxima é de 26 anos.

Além disso, deverá ter o ensino médio completo. Para área de saúde é necessário ter o ensino médio-técnico em enfermagem, altura mínima de 1,60 m para homens e 1,55 para as mulheres.

O exame intelectual está marcado para o dia 24 de setembro e será composto por provas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia do Brasil , além de uma redação.

Os candidatos à músico resolverão questões de teoria da música e os da saúde resolverão questões de conhecimentos específicos de enfermagem.

PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA
Para a realização da prova, o(a) candidato(a) somente poderá utilizar o seguinte material: lápis (apenas para rascunho); borracha; régua; prancheta (se for o caso, será avisado ao(à) candidato(a) na sua página de acesso), sem qualquer tipo de inscrição e/ou equipamento eletrônico; e caneta esferográfica de material transparente de tinta preta ou azul.

O material não poderá conter qualquer tipo de equipamento eletrônico ou inscrição, exceto as de caracterização (marca, fabricante, modelo) e as de graduações (régua).

O(A) candidato(a) poderá conduzir, até o local de prova, após verificadas pelos membros da CAF, bebidas não alcoólicas e alimentos para serem consumidas durante a realização das provas.

CORREÇÃO DAS QUESTÕES OBJETIVAS
1) Todo(a)s o(a)s candidato(a)s terão suas soluções às questões objetivas corrigidas por meio de processamento ótico-eletrônico.

2) Na correção das folhas de respostas, as questões ou itens serão considerados errados e, portanto, não computados como acertos quando:

a) a resposta assinalada pelo(a) candidato(a) for diferente daquela listada como correta no gabarito;

b) o(a) candidato(a) assinalar mais de uma opção;

c) o(a) candidato(a) deixar de assinalar alguma opção;

d) houver rasuras;

e) a marcação dos alvéolos não estiver em conformidade com as instruções constantes das provas; ou

f) assinalados com caneta que não seja esferográfica com tinta preta ou azul.

DO RESULTADO FINAL
Somente serão aprovados os candidatos que obtiverem, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de acertos em cada uma das partes da prova, inclusive na questão discursiva de Português (redação).

Site da Escola de Sargentos das Armas (ESA)

EsSA : ESA: chegando prazo final até 12 de junho
Enviado por admin em 19/06/17 (397 leituras)

Últimos dias de inscrição para quem deseja prestar o concurso para a Escola de Sargentos do Exército (ESA).

O prazo para cadastro vai até o dia 12 de junho no site da Escola de Sargentos.

A taxa de inscrição , que é de R$ 80,00 dever ser paga até o dia 12 também.

Os candidatos aprovados em todas as etapas e após concluírem o curso de formação serão graduados com terceiro sargento e receberão iniciais R$ 3.892,00.

DAS VAGAS DO CONCURSO
Do total de vagas, 100 são para combatente , das quais são para o sexo feminino, já para as áreas de saúde e música são ofertadas 40 e 60 vagas, respectivamente.

Para concorrer as vagas de combatente, o candidato deverá ter no mínimo 17 anos e máximo de 24 anos completos até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula.

Para as outras especialidades, a idade máxima é de 26 anos.

A escolaridade exigida para combatente é o ensino médio completo, já para a área de saúde o candidato deverá ter formação na área específica (enfermagem) com o certificado de órgão habilitado.

DAS PROVAS OBJETIVAS DO CONCURSO
A prova acontecerá no dia 24 de setembro, onde os candidatos deverão fazer provas objetivas de língua portuguesa, matemática, história e geografia do Brasil, além de um redação.

Os candidatos da área de música, fará ainda avaliação de teoria musical e da área de saúde, farão questões de conhecimentos específicos.

O curso de formação da ESA acontece na cidade de Três Corações em Minas Gerais, mas outras unidades também poderão ser utilizadas.

Site da ESA

EsSA : ESA: inscrições abertas para 1.100 vagas
Enviado por admin em 11/05/17 (603 leituras)

O concurso oferece 1.100 vagas para homens e mulheres

FAÇA O CURSO PARA ESA NO CAPE PREPARATÓRIOS

As inscrições para o concurso à Escola de Sargentos das Armas (ESA) seguem abertas até o dia 12 de junho. As especialidades são Combatente-Logística, Técnica e Aviação, Saúde e Música.

No total de 1.100 vagas , 1.000 são para Combatente, onde 100 são reservadas ao sexo feminino, 40 e 60 para as áreas de música e saúde, onde as mulheres poderão também participar.

Para concorrer a área de Combatente, o candidato deverá ter no mínimo 17 anos e no máximo 24 anos em 31 de dezembro do ano da matrícula. Para outras especialidades a idade máxima é de 26 anos.

Além disso, deverá ter o ensino médio completo. Para área de saúde é necessário ter o ensino médio-técnico em enfermagem, altura mínima de 1,60 m para homens e 1,55 para as mulheres.

O exame intelectual está marcado para o dia 24 de setembro e será composto por provas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia do Brasil , além de uma redação. Os candidatos à músico resolverão questões de teoria da música e os da saúde resolverão questões de conhecimentos específicos de enfermagem.

Para a realização da prova
Para a realização da prova, o(a) candidato(a) somente poderá utilizar o seguinte material: lápis (apenas para rascunho); borracha; régua; prancheta (se for o caso, será avisado ao(à) candidato(a) na sua página de acesso), sem qualquer tipo de inscrição e/ou equipamento eletrônico; e caneta esferográfica de material transparente de tinta preta ou azul. O material não poderá conter qualquer tipo de equipamento eletrônico ou inscrição, exceto as de caracterização (marca, fabricante, modelo) e as de graduações (régua). O(A) candidato(a) poderá conduzir, até o local de prova, após verificadas pelos membros da CAF, bebidas não alcoólicas e alimentos para serem consumidas durante a realização das provas.

Correção das Questões Objetivas
1) Todo(a)s o(a)s candidato(a)s terão suas soluções às questões objetivas corrigidas por meio de processamento ótico-eletrônico.

2) Na correção das folhas de respostas, as questões ou itens serão considerados errados e, portanto, não computados como acertos quando:

a) a resposta assinalada pelo(a) candidato(a) for diferente daquela listada como correta no gabarito;

b) o(a) candidato(a) assinalar mais de uma opção;

c) o(a) candidato(a) deixar de assinalar alguma opção;

d) houver rasuras;

e) a marcação dos alvéolos não estiver em conformidade com as instruções constantes das provas; ou

f) assinalados com caneta que não seja esferográfica com tinta preta ou azul.

Do Resultado final
Somente serão aprovados os candidatos que obtiverem, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de acertos em cada uma das partes da prova, inclusive na questão discursiva de Português (redação).

Site da ESA

EsSA : ESA:200 vagas. Mulheres podem participar
Enviado por admin em 12/04/17 (393 leituras)

Mulheres também podem participar do concurso
De acordo com a assessoria de comunicação da Escola de Sargento das Armas (ESA), o concurso para sargento do Exército oferecerá, em sua próxima edição, aproximadamente 200 vagas que poderão ser disputadas por mulheres. O edital está no Departamento de Educação e Cultura do Exército (Decex) para aprovação.
Um total de 100 vagas são reservadas exclusivamente para o sexo feminino, na especialidade Logística-técnica e Aviação. Esta área ainda ofertará vagas só para homens, cujo quantitativo ainda não foi divulgado pelo Exército. As outras 100 vagas serão para as áreas de Músicos e da Saúde, nas quantidades de 40 e 60, respectivamente. Essas podem ser concorridas por homens e mulheres.
No ano passado foram aproxidamente 90 mil inscritos disputando 1.205 vagas, sendo sendo 1.070 para Combatente, Logística-Técnica e Aviação; 70 para Música; e 65 para área da Saúde.
A assessoria de imprensa da ESA não informou se há alguma alteração prevista para as etapas avaliativas. Com isso, a expectativa é de que a primeira fase do concurso da Escola de Sargento das Armas para a seja um exame intelectual, composto por questões de Matemática, Português, História e Geografia do Brasil, Teoria Musical e Conhecimentos Específicos de Enfermagem, de acordo com a opção do candidato, além de uma Redação.

EsSA : Edital para a ESA pode sair em maio ou junho
Enviado por admin em 18/03/17 (310 leituras)

O processo seletivo para ingresso na Escola de Sargento das Armas (ESA) deve divulgar o edital de seleção entre os meses de maio e junho.
No ano passado foram aproximadamente 90 mil inscritos disputando 1.205 vagas, sendo 1.070 para Combatente, Logística-Técnica e Aviação; 70 para Música; e 65 para área da Saúde. Ainda não está definida a quantidade de vagas para o próxima seleção, mas já se sabe que, como aconteceu no ano passado, parte delas serão destinadas a mulheres.
De acordo com a comissão do concurso não há alterações previstas para as etapas avaliativas. Com isso, a expectativa é de que a primeira fase da seleção, prevista para a primeira semana de outubro, seja um exame intelectual, composta de quatro disciplinas para área de Combatentes/Logística-Técnica/Aviação e cinco para as áreas Música e Saúde, valendo de zero a 10. As provas terão questões de Matemática, Português, História e Geografia do Brasil, Teoria Musical e Conhecimentos Específicos de Enfermagem, de acordo com a opção do candidato, além de uma Redação.
Na última seleção, os candidatos que obtiveram, no mínimo, 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes das provas e nota inferior a cinco na Redação foram eliminados do concurso. Os que foram classificados precisaram passar por etapas complementares antes do resultado final: valoração de títulos, inspeção de saúde, exame de aptidão física, exame de habilitação musical para os candidatos da área Música. Após, enfrentaram a revisão médica e a comprovação dos requisitos biográficos.

EsSA : Edital para a ESA pode sair em maio ou junho
Enviado por admin em 18/03/17 (328 leituras)

O processo seletivo para ingresso na Escola de Sargento das Armas (ESA) deve divulgar o edital de seleção entre os meses de maio e junho.
No ano passado foram aproximadamente 90 mil inscritos disputando 1.205 vagas, sendo 1.070 para Combatente, Logística-Técnica e Aviação; 70 para Música; e 65 para área da Saúde. Ainda não está definida a quantidade de vagas para o próxima seleção, mas já se sabe que, como aconteceu no ano passado, parte delas serão destinadas a mulheres.
De acordo com a comissão do concurso não há alterações previstas para as etapas avaliativas. Com isso, a expectativa é de que a primeira fase da seleção, prevista para a primeira semana de outubro, seja um exame intelectual, composta de quatro disciplinas para área de Combatentes/Logística-Técnica/Aviação e cinco para as áreas Música e Saúde, valendo de zero a 10. As provas terão questões de Matemática, Português, História e Geografia do Brasil, Teoria Musical e Conhecimentos Específicos de Enfermagem, de acordo com a opção do candidato, além de uma Redação.
Na última seleção, os candidatos que obtiveram, no mínimo, 50% de acertos do total das questões de cada uma das partes das provas e nota inferior a cinco na Redação foram eliminados do concurso. Os que foram classificados precisaram passar por etapas complementares antes do resultado final: valoração de títulos, inspeção de saúde, exame de aptidão física, exame de habilitação musical para os candidatos da área Música. Após, enfrentaram a revisão médica e a comprovação dos requisitos biográficos.

EsSA : ESA: jovens com o ensino médio completo podem participar
Enviado por admin em 22/06/16 (491 leituras)

A Escola de Sargento das Armas (EsSA) é a instituição do Exército que oferta mais oportunidades em seus concursos. As inscrições estão abertas para homens e mulheres até o dia 4 de julho. Ao todo são oferecidas 1.205 vaga distribuídas entre as áreas de Combatente, Logística-Técnica e Aviação (1.070), Música (70) e Saúde (65).
Clique aqui e assista videoaulas preparatórias para o concurso da ESA.
Um dos atrativos do concurso é a remuneração bruta inicial. Após o curso de formação, os classificados recebem R$3.892,68 mensais. Mulheres podem disputar 70 vagas exclusivas na área de Combatente, Logística-Técnica e Aviação. As outras 1 mil dessa especialidade são destinadas somente a candidatos do sexo masculino. Nas áreas de Música e Saúde podem concorrer homens e mulheres sem divisão de vagas.

Dentre algumas exigências do concurso estão ser brasileiro nato ou naturalizado e ter o ensino médio completo ou ter condição de concluí-lo até a data da matrícula. Os candidatos a área de Saúde também precisam ter o diploma do curso técnico em Enfermagem e o registro no Conselho Regional de Enfermagem. Para as outras áreas não é preciso formação específica, no entanto, na área de Música, os candidatos terão que passar por exame prático de habilitação musical.

Outro critério importante que é preciso estar atento é o de idade para ocupar a vaga. Para Combatente, Logística-Técnica e Aviação, é preciso ter, no mínimo 17 e, no máximo, 24 anos de idade. Já para Música e Saúde é necessário ter mínimo de 17 e máximo de 26 anos. Todas as exigências de idade são referenciadas até o dia 31 de dezembro de 2017.

As inscrições são feitas por meio da internet, na página da EsSA, até o dia 4 de julho. Após preencher o formulário, o candidato deve imprimir e pagar o boleto bancário no valor de R$70.

O Exame Intelectual está marcado para o dia 9 de outubro. Neste dia, serão cobrados dos candidatos conhecimentos de Matemática, Português, História, Geografia do Brasil e Redação. No caso da área de Música também haverá uma prova sobre Teoria Musical, e para Saúde, também serão cobradas questões de Conhecimentos Específicos de Enfermagem.

Além do Exame Intelectual, o processo seletivo é composto por etapas de valoração de títulos, inspeção de saúde e exame de aptidão física. Todas em caráter eliminatório. O resultado final do concurso está previsto para o dia 24 de abril de 2017.

Serviço

http://www.esa.ensino.eb.br/

(1) 2 3 4 ... 6 »
LOJA VIRTUAL - PAGSEGURO
Baixe o Aplicativo
Cursos Kids
Login no Site
Pesquisa no Site
Notícias e Concursos
Abril 2020
S T Q Q S S D
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      
Enquete
Qual a sua área de interesse nos concursos?
Colégios do Ensino Fundamental 16 % 16%
Escolas Técnicas 11 % 11%
Marinha 21 % 21%
Exército 17 % 17%
Aeronáutica 18 % 18%
Vestibulares 2 % 2%
Concursos Públicos 12 % 12%
Visitantes Online
1 visitantes online (1 na seção: Notícias sobre Concursos)

Usuários: 0
Visitantes: 1

mais...
Cape Cursos Preparatórios © 2006-2015 - Todos os direitos reservados - Rua Estância 25 - 2º Andar - Realengo - RJ - Cep: 21715-440
Início Cape Cursos Preparatórios Cursos Preparatórios Preços dos Cursos Preparatório - 5º Ano Apostilas Preparatórias Simulados Online Notícias Concursos Concursos Galeria de Fotos Localização Contato Plataforma Digital Área do Aluno Inscreva-se no Canal!