O concurso oferece 1.100 vagas para homens e mulheres
FAÇA O CURSO PARA ESA NO CAPE PREPARATÓRIOS
As inscrições para o concurso à Escola de Sargentos das Armas (ESA) seguem abertas até o dia 12 de junho. As especialidades são Combatente-Logística, Técnica e Aviação, Saúde e Música.
No total de 1.100 vagas , 1.000 são para Combatente, onde 100 são reservadas ao sexo feminino, 40 e 60 para as áreas de música e saúde, onde as mulheres poderão também participar.
Para concorrer a área de Combatente, o candidato deverá ter no mínimo 17 anos e no máximo 24 anos em 31 de dezembro do ano da matrícula. Para outras especialidades a idade máxima é de 26 anos.
Além disso, deverá ter o ensino médio completo. Para área de saúde é necessário ter o ensino médio-técnico em enfermagem, altura mínima de 1,60 m para homens e 1,55 para as mulheres.
O exame intelectual está marcado para o dia 24 de setembro e será composto por provas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia do Brasil , além de uma redação. Os candidatos à músico resolverão questões de teoria da música e os da saúde resolverão questões de conhecimentos específicos de enfermagem.
Para a realização da prova Para a realização da prova, o(a) candidato(a) somente poderá utilizar o seguinte material: lápis (apenas para rascunho); borracha; régua; prancheta (se for o caso, será avisado ao(à) candidato(a) na sua página de acesso), sem qualquer tipo de inscrição e/ou equipamento eletrônico; e caneta esferográfica de material transparente de tinta preta ou azul. O material não poderá conter qualquer tipo de equipamento eletrônico ou inscrição, exceto as de caracterização (marca, fabricante, modelo) e as de graduações (régua). O(A) candidato(a) poderá conduzir, até o local de prova, após verificadas pelos membros da CAF, bebidas não alcoólicas e alimentos para serem consumidas durante a realização das provas.
Correção das Questões Objetivas 1) Todo(a)s o(a)s candidato(a)s terão suas soluções às questões objetivas corrigidas por meio de processamento ótico-eletrônico.
2) Na correção das folhas de respostas, as questões ou itens serão considerados errados e, portanto, não computados como acertos quando:
a) a resposta assinalada pelo(a) candidato(a) for diferente daquela listada como correta no gabarito;
b) o(a) candidato(a) assinalar mais de uma opção;
c) o(a) candidato(a) deixar de assinalar alguma opção;
d) houver rasuras;
e) a marcação dos alvéolos não estiver em conformidade com as instruções constantes das provas; ou
f) assinalados com caneta que não seja esferográfica com tinta preta ou azul.
Do Resultado final Somente serão aprovados os candidatos que obtiverem, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de acertos em cada uma das partes da prova, inclusive na questão discursiva de Português (redação).
Site da ESA |