Plataforma EAD
Menu
Siga-nos
Indique o Site
Destaques no Site
ENEM : Em três dias, Enem registra cerca de 1,2 milhão de inscrições
Enviado por admin em 29/05/15 (494 leituras)

Até as 19h da última quarta-feira, dia 27, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já tinha recebido um total de 1 milhão e 216 mil inscrições. O prazo termina às 23h59 do dia 5 de junho e todo o procedimento é feito pela internet. O Enem é a principal forma de ingresso nas principais universidades do país. O Exame propicia acesso a cursos técnicos e bolsas de estudos e financiamento em faculdades particulares.

Como nas edições anteriores, é recomendável buscar horários com menor fluxo de acessos na internet, de forma que fique mais fácil a navegação. É importante também ficar atento se o número de CPF e data de nascimento informados durante a inscrição estão de acordo com os dados na base da Receita Federal.

Entre as orientações do MEC para o momento da inscrição, está a de informar um número de telefone, celular ou fixo, válido, bem como cadastrar um endereço eletrônico. O sistema pedirá ainda que o candidato crie uma pergunta e uma resposta de segurança.
A edição de 2015 tem algumas novidades. A taxa de inscrição foi reajustada. Além disso, houve mudanças em relação às regras de isenção. A forma de divulgação do local de prova e o horário de início do exame também mudaram em relação a 2014. Além disso, quem está no 2º ano do ensino médio não poderá usar a nota para ingresso em universidade.
A prova será realizada nos dias 24 e 25 de outubro. No primeiro dia os alunos resolverão questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, em duração de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia, as questões serão de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos. Neste dia, serão cinco horas e meia. Veja, abaixo, a que o candidato precisa estar atento em relação ao Enem:
Inscrição – As inscrições são feitas somente pela internet. O aluno deve criar um login e uma senha, que servirão para realizar a inscrição e acompanhar o processo, e serão indispensáveis para outras etapas do processo. É preciso ter CPF próprio e o candidato não pode esquecer de informar telefone e email. Outra recomendação do MEC é verificar se o número de CPF e a data de nascimento estão de acordo com a base de dados da Receita Federal.
Pagamento da taxa – A taxa esse ano é de R$63 e deve ser paga até o dia 10 de junho. Houve um aumento de 80%, em relação ao ano passado. Porém o valor estava congelado desde 2009. Estudantes que cursaram o último ano do ensino médio na rede pública ou declararem carência estarão isentos deste pagamento. Os candidatos que conseguirem a isenção e faltarem a, pelo menos, um dia de prova, não terão o benefício no próximo Enem.
Condições especiais – O Inep assegura atendimento especializado e específico para pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial, em todos os casos, com comprovação. Estes candidatos, dependendo da deficiência, poderão fazer prova em braile, prova com letra ampliada, ter auxílio de tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), leitura labial e prorrogação do tempo de prova. Há também atendimento específico para gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas (pessoas que, por convicção religiosa, guardam o sábado). Participantes travestis ou transsexuais poderão fazer a prova utilizando o seu nome social.
Mudanças – As provas serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro. Os horários alteraram, agora os estudantes vão entrar às 13h, mas só começarão a prova às 13h30. Outra mudança é no Cartão de Confirmação, que não será mais enviado no e-mail, o candidato deverá baixá-lo da internet pelo seu login e senha.
Uso da Nota - O Enem é a principal forma de ingresso nas principais universidades do país. Pelo Sistema de Seleção Unificada, o aluno disputa vagas em instituições públicas. Outra opção é usar a nota para conseguir uma bolsa de estudos em instituições privada, por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni). A nota no Enem também é requisito para ter acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). e ao programa Ciências sem Fronteiras, que possibilita acesso a bolsa de estudos no exterior. Pela nota no Enem, o candidato também pode ingressar em um curso técnico, pelo Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissionalizante (Sisutec). O resultado na prova permite, ainda, que pessoas com mais de de 18 anos possam conseguir a certificação do ensino médio.



Outros Artigos
15/10/19 - Colégio Pedro II divulga gabaritos de matemática e português
21/09/19 - Colégio Pedro II: prova de matemática para o 6 ano e ensino médio
10/07/19 - COLÉGIO PEDRO II ABRE INSCRIÇÕES PARA 6º ANO E ENSINO MÉDIO
26/06/19 - Curso preparatório para Polícia Civil RJ: auxiliar e técnico de necrópsia
18/06/19 - Colégio Naval oferece 190 vagas para 2020
18/06/19 - Concurso Curso de Formação de Sargentos (ESA) 2019
18/06/19 - Polícia Civil: inscrições para 1.000 vagas
13/06/19 - Cursos preparatórios online para Colégio Militar 6º ano
25/05/19 - Concurso de Gari da Comlurb: Edital autorizado
14/05/19 - Polícia Civil do RJ: edital com 1.000 vagas



Marcar este artigo como favorito neste site

                   

LOJA VIRTUAL - PAGSEGURO
Baixe o Aplicativo
Cursos Kids
Login no Site
Pesquisa no Site
Notícias e Concursos
Dezembro 2019
S T Q Q S S D
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Enquete
Qual a sua área de interesse nos concursos?
Colégios do Ensino Fundamental 16 % 16%
Escolas Técnicas 11 % 11%
Marinha 21 % 21%
Exército 17 % 17%
Aeronáutica 18 % 18%
Vestibulares 2 % 2%
Concursos Públicos 12 % 12%
Visitantes Online
1 visitantes online (1 na seção: Notícias sobre Concursos)

Usuários: 0
Visitantes: 1

mais...
Cape Cursos Preparatórios © 2006-2015 - Todos os direitos reservados - Rua Estância 25 - 2º Andar - Realengo - RJ - Cep: 21715-440
Início Cape Cursos Preparatórios Cursos Preparatórios Preços dos Cursos Preparatório - 5º Ano Apostilas Preparatórias Simulados Online Notícias Concursos Concursos Galeria de Fotos Localização Contato Plataforma Digital Área do Aluno Inscreva-se no Canal!