Plataforma EAD
Menu
Siga-nos
Indique o Site
Destaques no Site
ENEM : Enem: vazamento de imagens pode anular Redação
Enviado por admin em 18/11/14 (590 leituras)

Em 2014, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegou a sua 17ª edição e a sexta, desde que passou por mudanças estruturais para se tornar substituto de vestibulares em todo o país. Com o novo formato, que possibilita acesso a vagas nas mais cobiçadas universidades brasileiras, cresceu não só o número de participantes, que alcançou o recorde de 8.721.946. A cada edição, cresce também o risco em torno da prova, pelo interesse em escala nacional que ela gera e em função da complexa logística que envolve sua aplicação onde uma falha pode comprometer toda sua aplicação.

Desde a última quinta-feira, milhões de brasileiros estão na expectativa do resultado de uma investigação da Polícia Federal sobre uma denúncia de vazamento do tema da redação deste ano. Na quarta, um estudante que mora no Piauí denunciou nas redes sociais que teria recebido por uma rede social, na manhã de domingo, informações sobre o tema da prova. A imagem que chegou a seu celular é idêntica à que ele próprio, e milhões de brasileiros, viram na folha de redação.

A denúncia está sob investigação e, até o fechamento desta edição, o MEC não havia divulgado oficialmente se o tema vazou ou não. Mas, na medida em que outros estudantes também do Piauí e do Ceará, ao longo dos últimos dias, confirmaram o recebimento da mesma mensagem, tornam-se cada vez mais remotas as possibilidades de que a denúncia seja falsa e de que tudo não passe de uma brincadeira dos jovens.

Além da denúncia do estudante, chamou a atenção outra investigação em paralelo da Polícia Federal, pela qual foram presos na sexta, dia 4, quatro acusados de envolvimento em um esquema para fraudar o exame nacional. Os envolvidos faziam cooptação de candidatos interessados em participar do esquema de fraude e de pessoas para fazer o teste e passar o gabarito das questões durante a prova. No primeiro dia do Enem, duas pessoas foram presas por também, acusadas de tentarem passar “cola” utilizando celular.

Independente do desfecho das investigações, os episódios seguramente motivam algumas reflexões a respeito do Enem. Valeria a pena manter o formato de uma prova nacional que seleciona para as mais importantes e valorizadas instituições de ensino superior do país? O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) tem condições efetivas e recursos para coordenar uma prova da dimensão do Enem? Além disso, em um processo que envolve, em sua logística, além do Inep, várias instituições como as organizadoras, as Forças Armadas, forças policiais, além de empresas como os Correios, entre outras instituições, é possível o monitoramento seguro de todos envolvidos, a fim de se evitar falhas?

Para o presidente da Associação Brasileira de Educação (ABE), professor João Pessoa de Albuquerque, é hora de repensar o Enem. Ele critica o formato único para todo o país e defende que o exame seja regionalizado. “Como temos 27 unidades federadas, no momento em que se regionalizasse o Enem, estaríamos respeitando as culturas locais. Seria até uma dinâmica muito mais criativa, pois haveria troca de experiências. Vamos imaginar que estado Amazonas tivesse forma de ingresso no ensino superior diferente da do Paraná, e assim por diante. Respeitando-se autonomia dos estados, seria possível incentivar a troca de experiências”, comenta.



Outros Artigos
09/03/20 - Curso preparatório para Soldado da Polícia Militar RJ
05/03/20 - Saiba como ser aprovado no Colégio Militar do Rio de Janeiro
27/02/20 - Concurso de sargento da aeronáutica - EEAR
27/02/20 - Concurso da Escola de Sargentos das Armas - ESA
05/01/20 - Aprendiz de Marinheiro: concurso aberto para 2020
15/10/19 - Colégio Pedro II divulga gabaritos de matemática e português
21/09/19 - Colégio Pedro II: prova de matemática para o 6 ano e ensino médio
10/07/19 - COLÉGIO PEDRO II ABRE INSCRIÇÕES PARA 6º ANO E ENSINO MÉDIO
26/06/19 - Curso preparatório para Polícia Civil RJ: auxiliar e técnico de necrópsia
18/06/19 - Colégio Naval oferece 190 vagas para 2020



Marcar este artigo como favorito neste site

                   

LOJA VIRTUAL - PAGSEGURO
Baixe o Aplicativo
Cursos Kids
Login no Site
Pesquisa no Site
Notícias e Concursos
Abril 2020
S T Q Q S S D
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      
Enquete
Qual a sua área de interesse nos concursos?
Colégios do Ensino Fundamental 16 % 16%
Escolas Técnicas 11 % 11%
Marinha 21 % 21%
Exército 17 % 17%
Aeronáutica 18 % 18%
Vestibulares 2 % 2%
Concursos Públicos 12 % 12%
Visitantes Online
1 visitantes online (1 na seção: Notícias sobre Concursos)

Usuários: 0
Visitantes: 1

mais...
Cape Cursos Preparatórios © 2006-2015 - Todos os direitos reservados - Rua Estância 25 - 2º Andar - Realengo - RJ - Cep: 21715-440
Início Cape Cursos Preparatórios Cursos Preparatórios Preços dos Cursos Preparatório - 5º Ano Apostilas Preparatórias Simulados Online Notícias Concursos Concursos Galeria de Fotos Localização Contato Plataforma Digital Área do Aluno Inscreva-se no Canal!