Tecnologia de Laticínios

É a utilização de métodos e tecnologias na industrialização do leite e de seus derivados. Esse tecnólogo participa de todo o processo produtivo de manteiga, queijos, iogurtes, sorvetes e leite em pó, entre outros derivados do leite, desde a ordenha até o controle da qualidade final dos produtos. O profissional tem condições de coordenar e acompanhar todas as etapas da cadeia produtiva, empregando métodos, equipamentos e tecnologias mais apropriados para cada processo. O tecnólogo auxilia na fiscalização do cumprimento das normas sanitárias exigidas pelos órgãos de saúde pública. Pode trabalhar em grandes indústrias alimentícias ou assessorar pequenos e médios produtores.

MERCADO DE TRABALHO
Como ainda são poucos os profissionais formados nessa área, eles costumam ter facilidade para ingressar no mercado de trabalho. Há muitas oportunidades em indústrias de laticínios de todos os portes e em todo o país, principalmente nos estados de Minas Gerais, que concentra quase 30% da produção nacional de leite, Espírito Santo, Goiás, Paraná, São Paulo e Pará. Os mais procurados são os especialistas em produção e controle de qualidade, devido à maior exigência, tanto de parte dos consumidores quanto dos órgãos de fiscalização, por produtos que respeitem os cuidados de conservação e qualidade.O tecnólogo ainda pode trabalhar como autônomo, prestando consultoria para indústrias do setor e para fazendas produtoras de leite.
$ Salário médio inicial: R$ 2.000

O CURSO
Física, química, microbiologia, matemática, informática e administração fazem parte do currículo básico do curso. Entre as disciplinas específicas, voltadas para os processos de produção e de conservação de laticínios, destacam-se conservação de alimentos pelo frio, higiene industrial, desenvolvimento de novos produtos e embalagem de alimentos. O currículo também comporta matérias sobre gestão de qualidade, tratamento de resíduos industriais e gerenciamento industrial. Apesar de o enfoque do curso ser na área de laticínios, o aluno também estuda disciplinas como processamento de alimentos em geral, como frutas, hortaliças e carnes. É obrigatório o estágio e a apresentação de um seminário no último ano.
Duração média: quatro anos.
Outro nome: Ciên. e Tecnol. de Laticínios.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Automação de processos
Auxiliar na implantação de equipamentos e linhas automatizadas de produção industrial.

Controle de qualidade
Gerenciar a qualidade da produção, desde a matéria-prima até o produto final.

Desenvolvimento de produto
Criar produtos e melhorar os já existentes, segundo a demanda, as necessidades e as exigências do mercado consumidor.

Produção
Controlar o processo de fabricação de laticínios, definindo matérias-primas, equipamentos, processos de conservação e embalagens.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=89