Rochas Ornamentais

Tecnólogo

O tecnólogo dessa área trabalha na extração, no tratamento, na comercialização, no transporte e na estocagem de rochas ornamentais. Com seus conhecimentos, interpreta dados de pesquisas científicas e mapeamentos geológicos para determinar onde e como as rochas serão exploradas, visando ao desenvolvimento sustentável da produção. Ele calcula os custos dos projetos e ainda emite laudos técnicos sobre as propriedades e características das rochas ornamentais. Gerencia equipes de montagem e operação de equipamentos de prospecção, lavra e beneficiamento das rochas e determina qual a aplicação que o produto terá. Também é de sua responsabilidade cuidar dos resíduos gerados no processo, de forma a não prejudicar o meio ambiente.

MERCADO DE TRABALHO
Esse é um curso novo no país. A primeira turma se formou em 2006 pela União de Ensino São Francisco (Unesf), no Espírito Santo, estado que tem outras três universidades que oferecem o curso e que concentra 50% da produção nacional de rochas ornamentais. O grande cliente é a construção civil, que está bastante aquecida. Além disso, países como Itália, China e Estados Unidos são grandes importadores de rochas ornamentais brutas, beneficiadas ou transformadas em produtos finais, como pias, pisos e outros revestimentos e acabamentos. Nesse mercado, o tecnólogo é contratado para atuar em toda a cadeia produtiva, desde os estudos para exploração até o desenvolvimento e aplicação de produtos, passando pela comercialização e exportação.
$ Salário médio inicial: R$ 1.500

O CURSO
O currículo apresenta diversas matérias práticas. O aluno aprende geologia, topografia, mineralogia, prospecção de rochas, meio ambiente e mineração, beneficiamento e desmonte de rochas. Para que o aluno tenha mais contato com a realidade profissional, há muitas atividades realizadas diretamente nos locais de exploração. Na parte teórica, estudam-se matemática aplicada, informática, segurança de trabalho, inglês, ética, marketing e logística. A grade curricular exige ainda a realização de estágio.
Duração média: três anos.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=84