Recursos Pesqueiros

Tecnólogo

Esse tecnólogo acompanha toda a cadeia produtiva de produção de peixes e de outros animais aquáticos em cativeiro. Cuida do manejo, da reprodução e da nutrição de peixes ornamentais, jacarés, rãs e camarões. Aplica conhecimentos de tecnologia pesqueira para gerenciar e explorar o potencial das unidades de criação em tanques, açudes e lagoas. Envolve-se em todas as tarefas do negócio de aqüicultura ou piscicultura, até a industrialização, comercialização e distribuição dos produtos para o mercado consumidor, ao mesmo tempo que procura minimizar os impactos da atividade sobre o meio ambiente.

MERCADO DE TRABALHO
As melhores chances de trabalho para os tecnólogos em Recursos Pesqueiros estão nos estados de Santa Catarina, do Espírito Santo e do Rio Grande do Sul e nas capitais do Nordeste, onde a indústria pesqueira é mais forte. Esse tecnólogo é solicitado para atuar na execução e na avaliação dos sistemas de produção e também para dar assessoria técnica na cadeia produtiva. São empregadoras tradicionais as propriedades rurais voltadas para a aqüicultura, indústrias pesqueiras, empresas de processamento de pescado e cooperativas de pescadores. Um mercado que ainda está em fase inicial, mas que promete abrir muitas vagas, é o de produção artificial de peixes e mariscos em águas marinhas.
$ Salário médio inicial: R$ 1.000

O CURSO
O currículo traz inicialmente disciplinas básicas, como física, biologia, química e matemática. Elas preparam o aluno para lidar com as matérias de formação específica, que se iniciam a partir do segundo ano. A parte técnica do curso apresenta aulas de aqüicultura e piscicultura, tecnologia e biologia pesqueira e fisiologia e nutrição dos organismos aquáticos, entre outras. No último ano, o estudante tem aulas de produção e comercialização de pescados. Ao final, é preciso fazer estágio numa agroindústria ou unidade de produção e apresentar um trabalho de conclusão do curso.
Duração média: três anos e meio.
Outros nomes: Aqüicultura; Prod. Pesqueira.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=82