Produção Têxtil

Tecnólogo

O tecnólogo em Produção Têxtil gerencia a fabricação de fios, tecidos, malhas e acompanha as atividades de fiação, tecelagem, padronagem e tinturaria. Pode desenvolver materiais, texturas, composições e estampas ou acompanhar a instalação e a manutenção de máquinas e equipamentos têxteis. É fundamental manter-se atualizado sobre as novidades do mundo da moda. Algumas escolas formam profissionais para atuar especificamente em modelagem e acabamento das coleções.

MERCADO DE TRABALHO
O mercado está aquecido por conta da produção de novos tipos de tecidos sintéticos e técnicos (voltados para esporte, medicina e outros setores). Nas indústrias têxteis, como o Grupo Vicunha, estão as melhores ofertas para esse tecnólogo. Ele atua em pesquisa e desenvolvimento, processos de fabricação têxtil, planejamento e controle da produção, compras e qualidade. Pode trabalhar também com consultoria e treinamento. No Sudeste, os empregos se concentram nas cidades do pólo têxtil paulista: Americana, Santa Bárbara d'Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia. Já no Sul, as oportunidades estão no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Incentivos fiscais do governo têm impulsionado indústrias tradicionais a abrir filiais no Nordeste, o que aumenta a procura por profissionais na região.
$ Salário médio inicial: R$ 1.500

O CURSO
O objetivo do curso é oferecer formação prática na fabricação de tecidos. Para isso, o aluno tem aulas sobre fiação, fibras têxteis, tecelagem, malharia e beneficiamento de tecidos (tingimento e estamparia). Há, também, disciplinas teóricas que ajudarão o futuro profissional a exercer funções gerenciais na indústria. O intercâmbio com empresas e indústrias do setor é essencial e costuma ocorrer por meio de palestras, workshops e visitas técnicas. As faculdades exigem dos formandos a realização de estágio ou a apresentação de um trabalho de conclusão de curso.
Duração média: três anos.
Outro nome: Tecnol. Têxtil.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=81