Produção Sucroalcooleira

Tecnólogo

Esse tecnólogo é responsável por todo o processo de transformação da cana-de-açúcar em produto acabado, como o álcool e o açúcar. Ele também se ocupa do tratamento dos rejeitos industriais, a fim de garantir que as atividades de cultivo e beneficiamento da cana não agridam o meio ambiente. Para isso, ele conhece as melhores técnicas para a extração e o tratamento do caldo de cana e o equipamento adequado para cada etapa. Acompanha as análises químicas do produto e faz o controle de qualidade. Em parceria com administradores, engenheiros químicos e de manutenção, participa da montagem de projetos agroindustriais e administra os negócios de usinas e destiliarias.

MERCADO DE TRABALHO
Desde o lançamento do Programa Nacional do Álcool (Proálcool), na década de 1970, o Brasil não vive um momento tão bom na área de produção sucroalcooleira. O álcool etílico (ou etanol) já abastece mais da metade da frota nacional de veículos e passou a ser considerado como uma alternativa energética mundial, em função dos elevados preços do petróleo. Com isso, o plantio de cana-de-açúcar encontra-se em forte expansão no Triângulo Mineiro, no interior de São Paulo, e nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná. Profissionais qualificados são disputados pelas grandes usinas e empresas brasileiras e, em breve, poderão ser alvo também de companhias estrangeiras, que pretendem usar a tecnologia brasileira para produção de álcool combustível. A Petrobras, que gerencia o Proálcool desde seu lançamento, também investe no incentivo da produção desse combustível na região Nordeste.
$ Salário médio inicial: R$ 2.000

O CURSO
Em função do aquecimento do mercado, o número de cursos na área passou de seis para 20 entre 2007 e 2008. Com duração média de três anos, o curso tem grande ênfase em química, matemática e física. Cálculos também não faltam. Desenho, gestão da qualidade e manutenção de equipamentos completam o programa em sala de aula. Em laboratório, muita prática de química, biologia e mecânica. A exigência de um trabalho de conclusão de curso (monografia) e do estágio varia de escola para escola.
Outros nomes: Bioenergia Sucroalcooleira; Gestão de Processos Sucroalcooleiros; Processos Sucroalcooleiros.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=80