Produção Moveleira

Tecnólogo

O tecnólogo em Produção Moveleira projeta e administra as atividades produtivas e supervisiona os métodos e os materiais empregados na fabricação de móveis. Pode dedicar-se ao controle de qualidade do produto final, à pesquisa e à implantação de novas tecnologias ou à manutenção de maquinário e das instalações da empresa. Conhece a fundo os processos na linha de produção e as tecnologias de acabamento, montagem e embalagem, assim como as madeiras e suas combinações com outros materiais, como plástico, latão, aço e alumínio. Pode, também, trabalhar no desenho de peças e no desenvolvimento de produtos ou em atividades voltadas para marketing, vendas e serviços de assistência ao consumidor.

MERCADO DE TRABALHO
Como resultado direto do boom do mercado imobiliário nacional, a indústria moveleira encontra-se bastante aquecida. Além disso, o crescimento das exportações de móveis para França, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e outros países fez aumentar a procura por esse tecnólogo. O especialista em planejamento e controle da produção é requisitado por empresas como Todeschini, Dellano e Florense, instaladas no pólo moveleiro do Rio Grande do Sul. Há demanda também em cidades do noroeste paulista, como Votuporanga e Mirassol, onde se encontram várias indústrias como Polus, Cosmo, Germai, Robel e Gelius Móveis. Cresce ainda a demanda na região de Ubá, em Minas Gerais. Além disso, há boas perspectivas no departamento de vendas de empresas que fornecem matérias-primas para a fabricação de móveis.
$ Salário médio inicial: R$ 1.500

O CURSO
O preparo desse profissional exige o estudo de disciplinas específicas da fabricação moveleira: processos de manufatura, materiais de construção e tecnologias de acabamento, desenho técnico de móveis, montagem e embalagem. Boa parte da carga horária do curso é cumprida em laboratórios de desenvolvimento de produtos, de testes químicos e mecânicos e em oficinas de usinagem e pintura. O currículo inclui, ainda, disciplinas da área administrativa, como controle de custos e qualidade, gerência de recursos humanos, marketing e gestão do design. O estágio, de 360 horas, é obrigatório, bem como um trabalho de conclusão.
Duração média: três anos e meio.
Outro nome: Design de Móveis e Inter.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=79