Papel e Celulose

Tecnólogo

Esse tecnólogo tem capacidade para gerenciar todas as etapas de produção em indústrias de papel e celulose e em fábricas de reciclagem. Ele analisa as características da madeira e controla os procedimentos para o tratamento químico para a transformação da matéria-prima e o acabamento do produto final. Além de conhecimentos de engenharia florestal e química, o profissional tem noções de automação industrial para operar os equipamentos. São de sua responsabilidade também o controle de resíduos poluentes e o gerenciamento de custos e qualidade do processo.

MERCADO DE TRABALHO
O setor nacional de papel e celulose deverá ser um dos quatro maiores do mundo até 2010, segundo a Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP). A conscientização dos benefícios da reciclagem também abre novas perspectivas para esse profissional. O tecnólogo é contratado para implantar e coordenar projetos, garantindo a qualidade do produto final. As regiões Sul e Sudeste, onde estão instalados grandes fabricantes de papel e celulose, como Ripasa, Klabin e Suzano, oferecem as melhores oportunidades. Novas vagas devem ser abertas nos próximos anos no Rio Grande do Sul, que prevê receber investimentos de R$ 5 milhões com a chegada de grandes companhias, como Votorantim Celulose e Papel (VCP) e Aracruz. Fenômeno semelhante deve ocorrer no estado da Bahia, onde vários fabricantes de papel estão se instalando. O tecnólogo é contratado para atuar em todo o processo de fabricação do papel, desde o controle da matéria-prima até a verificação do acabamento do produto.
$ Salário médio inicial: R$ 1.500

O CURSO
No início, o aluno tem aulas de matemática, química, física e estatística. Começa ainda a aprofundar os conhecimentos sobre a madeira. A fase profissionalizante dá destaque às matérias de química orgânica e analítica. Inclui técnicas de fabricação de polpa e papel, reciclagem, controle e automação industrial. O curso também aborda técnicas de gestão ambiental, que visam à racionalização do uso de matérias-primas para reduzir os impactos ambientais. Por fim, a etapa de formação humanística enfatiza a administração, em disciplinas como gestão de custos e planejamento estratégico. O estudante passa por um estágio obrigatório e, ao fim do curso, deve apresentar um trabalho de conclusão.
Duração média: quatro anos.
Outros nomes: Celulose e Papel; Fabric. de Papel.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=77