Navegação Fluvial

Tecnólogo

Esse profissional planeja e executa obras para viabilizar a navegação em rios. Constrói e opera embarcações e estruturas hidroviárias. O especialista em construção escolhe os materiais a ser empregados, testa a velocidade e a segurança de barcos e navios, monta e organiza estaleiros. Quem opta pela área de operação de sistemas controla o frete, o armazenamento e a distribuição de cargas. Pode emitir laudos técnicos e fazer vistoria nas companhias de navegação. Também estuda a logística de navegação necessária para atender à demanda de determinada região. Além de estaleiros, atua em companhias de navegação e administradoras de hidrovias, onde trabalha com o planejamento, a execução e a fiscalização dos sistemas de transporte hidroviário.

MERCADO DE TRABALHO
O profissional encontra emprego tanto no setor de navegação fluvial como no marítimo. Ele é requisitado para trabalhar na construção e na manutenção de navios e barcos em estaleiros, principalmente em Santa Catarina, no Rio de Janeiro e no Ceará. O mercado fluvial no norte do país está em crescimento, elevando a procura por mão-de-obra qualificada em Manaus e Belém. A Marinha, por meio de concurso público, também contrata esse tecnólogo para vistoriar embarcações nas capitanias dos portos. Outro setor aquecido é a manufatura de pequenas e médias embarcações, como lanchas, veleiros e iates, além de barcos de pesca.
$ Salário médio inicial: R$ 1.700

O CURSO
O currículo inclui aulas de física, matemática, resistência dos materiais, mecânica dos fluidos e dos sólidos, economia, viabilidade dos sistemas navais e processos de construção de embarcações. As atividades práticas são desenvolvidas em estaleiros e tanques de provas. No último semestre, o aluno executa projetos de embarcações em geral, considerando seu custo de construção e operação. São oferecidos estágios, não obrigatórios, em estaleiros e empresas de navegação.
Duração média: três anos.
Outros nomes: Constr. e Manut. de Sist. de Navegação Fluvial; Constr. e Manut. de Sist. Fluviais; Constr. Naval; Op. e Adm. de Sist. de Navegação Fluvial.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=76