Manutenção Industrial

Tecnólogo

Planejar, implantar e gerenciar os serviços de manutenção de equipamentos e sistemas mecânicos, elétricos e eletrônicos em indústrias é função desse tecnólogo. Ele faz a conservação de ferramentas, componentes e peças mecânicas, como tornos e caldeiras. Cuida das instalações elétricas das linhas de produção. Pode especializar-se em preservação de circuitos eletrônicos e microprocessadores de controle de sistemas de fabricação ou em instalações prediais e sistemas eletrônicos de segurança industriais ou residenciais.

MERCADO DE TRABALHO
Indústrias que utilizam equipamentos eletrônicos, mecânicos e elétricos, como a WEG, a Companhia Siderúrgica de Tubarão, a Eletro Aço, a Aracruz Celulose e a ABB, são tradicionais empregadoras desse tecnólogo. Ele é solicitado para fazer manutenção e inspeção nos equipamentos. Outra possibilidade é a atividade de consultoria em sistemas eletromecânicos da linha de produção. Por serem os principais pólos industriais do país, o estado de São Paulo e a região Sul concentram a maior parte dos empregos. A exploração de petróleo no Espírito Santo e no Rio de Janeiro aumentou a demanda pelo profissional nesses estados. Na maioria das vezes, o profissional de Manutenção Industrial é contratado por empresas que prestam serviços para as petroquímicas.
$ Salário médio inicial: R$ 1.500

O CURSO
Há boa dose de disciplinas teóricas da área das ciências exatas, entre elas cálculo, física, mecânica, eletrônica e eletricidade. Ou seja, prepare-se para muita matemática. O aluno estuda também projetos elétricos, acionamentos industriais, manutenção eletromecânica e eletrônica, programação, eletrônica digital e industrial e máquinas térmicas. É, ainda, instruído nos processos de fabricação e em sistemas gerenciais. Quase metade das aulas é prática, em oficinas e laboratórios.
Duração média: três anos e meio.
Outros nomes: Eletromec.; Manut. Eletromec. Ind.; Op. de Processos Ind. Eletromec.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=71