Jogos Digitais

Tecnólogo

Esse tecnólogo cria, desenvolve e implanta jogos eletrônicos para diversas mídias, como computadores, videogames, internet e celulares. Ele trabalha com games de entretenimento, educativos, advergames (jogos interativos, que transmitem mensagens publicitárias) ou empresariais. Domina todo o processo de elaboração de enredo, personagens e cenários que compõem um jogo em três dimensões (3D), desenvolvendo a lógica que está por trás dos efeitos e recursos empregados em cada jogo e também os recursos de áudio e vídeo para deixar o ambiente virtual similar à realidade, como em um filme. Desenvolve ainda comandos que garantem resposta rápida, imagens apropriadas e som adequado a cada movimento. Atua principalmente em empresas desenvolvedoras de jogos, agências de publicidade, de comunicação, de design, de websites e produtoras de audiovisuais. Domina linguagens de computação das mais diversas plataformas, como PC, celular, web ou console.

MERCADO DE TRABALHO
O mercado para o desenvolvimento de games está em crescimento, e a procura por profissionais tem sido alta nos últimos anos. Segundo a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames), os negócios do setor movimentam cerca de 100 milhões de reais por ano, com desenvolvimento, distribuição, embalagem, marketing e publicidade. Os estados do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Pernambuco e do Rio Grande do Sul apresentam as melhores chances de colocação, já que concentram a maior parte das cerca de 60 empresas de desenvolvimento de jogos instaladas em todo o país. Há vagas para tecnólogos que cuidam de toda a concepção dos games, desde a criação dos personagens até a escolha da trilha sonora do jogo, para computadores, videogames, máquinas de fliperama ou celulares. Outro mercado em expansão é para autônomos que criam jogos empresariais sob encomenda. Nesse caso, eles estudam o perfil da empresa que contratou o serviço e suas necessidades para desenvolver jogos sob medida para treinamento de equipes. A atuação desse tecnólogo pode se estender para o desenvolvimento de softwares em geral, e não apenas os de entretenimento.
$ Salário médio inicial: R$ 1.500

O CURSO
O currículo é forte em matemática aplicada, algoritmos, hardware, software e programação de sistemas e redes de computadores. As disciplinas mais específicas, que lidam diretamente com os games digitais, incluem fundamentos de física para jogos, computação gráfica, técnicas de animação, design para jogos e desenvolvimento de projetos de jogos de entretenimento. Como muitos profissionais trabalham de forma autônoma, há ainda disciplinas como empreendedorismo e legislação. Algumas escolas oferecem aulas de inglês técnico.
Duração média:dois anos.
Outros nomes: Anál. de Sist. e Tecnol. da Inf. (desenv. de jogos dig.); Des. de Anim.; Desenv. de Jogos Dig.; Design de Anim.; Jogos Eletrôn.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Programação
Programar os efeitos e recursos do jogo usando linguagem lógica de programação e algoritmos.

Design de games
Roteirizar os jogos. Definir o tema, o gênero (ação, aventura), o número de jogadores, as regras e os requerimentos do sistema.

Modelar jogos em 3D
Fazer o acabamento e a animação, incorporar funções de iluminação e de tratamento de superfícies em jogos de três dimensões.

Ilustração
Desenhar cenários, situações e personagens.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=70