Matemática

É a ciência que estuda as quantidades, o espaço, as relações abstratas e lógicas aplicadas aos símbolos. O matemático utiliza a lógica na formulação de teorias e no teste de hipóteses. Desenvolve aplicações dos cálculos matemáticos usados na pesquisa pura e nas mais diversas áreas da ciência aplicada. Elabora fórmulas e bancos de dados para interpretar e solucionar problemas de desenvolvimento de produtos, de produção e de logística em empresas que lidam com computação, biologia, marketing ou engenharia. Esse profissional é bastante versátil e pode trabalhar nas áreas econômica, financeira, física e de pesquisa, entre outras. Está habilitado, ainda, a atuar no magistério, como professor no ensino fundamental, médio e superior.

MERCADO DE TRABALHO
Crescem as oportunidades de trabalho para o matemático no Brasil, tanto para o bacharel como para o licenciado. Há grande procura pelo profissional com licenciatura em todo o país, pois existe carência de professores, sobretudo em escolas públicas. Nas instituições particulares também surgem vagas com freqüência, tanto no ensino fundamental como no médio e em cursinhos pré-universitários. Para quem tem pós-graduação, há ainda boas perspectivas de colocação em faculdades e universidades que oferecem cursos na área de exatas. Também cresce a procura pelo matemático em outras áreas. Entre os principais empregadores estão os bancos, que começam a abrir seus programas de trainee para os bacharéis na área, as empresas de informática e tecnologia da informação, as de consultoria, estatística e logística e as indústrias, que buscam os especialistas em modelagem. As capitais e as grandes cidades, principalmente da região Sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiro, são as mais promissoras para esse profissional. As vagas aumentam no interior, em locais com forte presença de indústrias, e no Nordeste.
$ Salário médio inicial: R$ 2.000 (bacharel) e R$ 1.200 (licenciatura)

O CURSO
O estudo de teorias matemáticas e suas diversas aplicações acompanha toda a trajetória do aluno. Nos dois primeiros anos, o currículo traz cálculo diferencial e integral, álgebra e geometria, além de aulas de informática, probabilidade e estatística. A partir do terceiro ano, quem opta por licenciatura passa a ter aulas de disciplinas de Pedagogia. Algumas instituições oferecem a licenciatura com nomenclaturas específicas, como Ciências (matemática) e Educação (ciências matemáticas). Quem segue o bacharelado se aprofunda em matemática. Em determinados cursos, a matemática é aplicada a uma área específi ca do conhecimento, como física, química, biologia, economia, informática ou computação.
Duração média: quatro anos.
Outros nomes: Ciên. (matem. e fís.); Ciên. (matem.); Ciên. da Natureza e Matem. (matem.); Ciên. Exatas; Ciên. Exatas (matem.); Educ. (ciên.: matem.); Educ. (matem.).

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Análise numérica
Traduzir modelos matemáticos para a linguagem de computadores.

Ensino
Lecionar em escolas de ensino fundamental, médio e superior.

Modelagem
Construir modelos matemáticos que simulem situações reais, a fim de antever e prevenir problemas, em parceria com físicos, químicos e engenheiros. O trabalho nessa área costuma ser feito em indústrias, instituições financeiras ou centros de pesquisa.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=54