Gestão da Informação

São as técnicas e os conhecimentos usados em coleta, processamento, armazenagem e distribuição de informações. O gestor da informação coleta, seleciona, processa, armazena, distribui e avalia o uso das informações. Isso se dá tanto em nível individual como em empresas (públicas ou privadas). Ele é capacitado para lidar com a produção de todo tipo de informação, na sua análise e disseminação para atingir o maior número de pessoas de forma satisfatória. Dentro de empresas, organiza os fluxos de informação, pesquisa e levanta dados estratégicos para negócios, subsidia inovações tecnológicas com novas informações e organiza as informações em telecentros e organizações não-governamentais.

MERCADO DE TRABALHO
Esse é um profissional ainda novo no mercado, mas a sua procura vem crescendo, já que a informação é considerada atualmente uma ferramenta poderosa para organizações de todos os segmentos. Esse bacharel atua como assessor e analista de informação em empresas privadas de diversos setores e também em organizações não-governamentais. Há boas oportunidades como consultor em gestão da informação na área de tecnologia. Outros ramos também crescem e absorvem profissionais, como o de pesquisas sobre demanda e estudos para implantação de ações para otimização de informações estocadas e bancos de dados. As regiões Sudeste e Sul, devido à concentração de empresas, são as que mais absorvem os recém-formados.
$ Salário médio inicial: R$ 800

O CURSO
O curso mescla disciplinas das áreas de administração, ciência da informação e informática. Dessa forma, o aluno aprende computação, matemática, estatística, fundamentos da administração e lógica de programação. A grade curricular ainda inclui informação e linguagem, produção de textos, língua portuguesa, filosofia, produção de conhecimento, análise de sistemas da informação, banco de dados, tratamentos da informação em acervos especiais, consultoria em informação, informação e gestão pública. Os alunos também aprendem inglês e, em algumas escolas, espanhol. O estágio é obrigatório no último ano do curso, assim como a apresentação de um trabalho de conclusão.
Duração média: quatro anos.
Outros nomes: Ciên. da Inf.; Ciên. da Inf. e da Documentação.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Analista de informação
Buscar, selecionar e avaliar dados para a geração de novas informações para subsidiar ações ou inovações tecnológicas.

Gerente de projetos
Coordenar equipe multidisciplinar que coleta e processa informações usadas em novos negócios.

Recuperação de dados
Recuperar e organizar dados e informações perdidas.

Consultoria
Prestar assessoria a empresas privadas ou órgãos públicos para reconhecer falhas na transmissão de informações e implantar novos sistemas que as disseminem.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=52