Segurança

Tecnólogo

Esse tecnólogo aplica conhecimentos e técnicas de segurança para preservar e organizar diversos segmentos da sociedade, seja em relação a um indivíduo, seja em relação a um grupo de pessoas. Ele planeja, opera e controla o gerenciamento da segurança privada, patrimonial e empresarial com base em estudos que mostrem as fragilidades operacionais que podem colocar em risco as pessoas envolvidas num determinado processo. É de sua responsabilidade a implantação de planos de segurança, prevenção de acidentes, diagnósticos de riscos e consultoria de segurança na área de investigação e perícia judicial, atua como autônomo ou em empresa de consultoria. Por meio de concurso público, pode ingressar nas polícias Civil e Federal. Trabalha na prevenção de acidentes, bem como no planejamento e controle da ocupação espacial. Também é habilitado para controlar a poluição ou minimizar os efeitos de fontes poluidoras, planejando sistemas de tratamento de efluentes líquidos domésticos e industriais. Na área de resgate e socorro, atua em situações de urgência e emergência pré-hospitalares.

MERCADO DE TRABALHO
A grande procura por especialistas em segurança privada aquece o mercado. O profissional é contratado para acompanhar altos executivos e crianças, além de ser solicitado por grandes empresas, como shoppings centers e hotéis, para compor equipes de segurança. Há vagas também em firmas de segurança patrimonial e de vigilância, que prestam serviços para indústrias, estabelecimentos comerciais e condomínios. Existem boas perspectivas no ramo de segurança no trabalho, uma vez que aumenta a preocupação de indústrias de diversos segmentos com a saúde e a integridade física dos empregados. Além disso, empresas têm contratado tecnólogos para prevenir a perda de informações sigilosas. Nesse caso, o profissional atua tanto na vigilância de documentos quanto operando sistemas em computadores. As melhores chances estão nos centros urbanos de São Paulo e do Rio de Janeiro, mas há oportunidades nos outros estados do Sudeste e também na região Sul.
$ Salário médio inicial: R$ 1.200

O CURSO
Existe uma variedade grande de cursos nessa área. Alguns visam mais ao setor patrimonial, enquanto outros focam as áreas privada e do trabalho. De maneira geral, aprende-se contabilidade, economia, legislação, ética, direitos humanos, direito constitucional e direitos trabalhistas. Há ainda disciplinas voltadas para a prevenção de incêndios, sinistros, gerenciamento de crises, estudo de casos, investigação criminal e psicologia social. Em segurança do trabalho, por exemplo, você estuda doenças profissionais, higiene do trabalho, acidentes ambientais e ergonomia. Geralmente, as escolas pedem um trabalho de conclusão de curso e estágio no último semestre.
Duração média: três anos.
Outros nomes: Gestão da Seg. Privada; Gestão de Seg. do Trab.; Gestão de Seg. Empr.; Gestão de Seg. Pessoal e Patrimonial; Gestão de Seg. Prisional; Gestão de Seg. Privada; Gestão de Seg. Públ.; Gestão de Seg. Públ. e Empr.; Gestão de Seg., Saúde e Meio Amb.; Gestão em Higiene e Seg. do Trab.; Gestão em Seg. Privada; Gestão em Seg. Públ.; Investigação e Perícia Judicial; Polít. Públ. de Seg.; Resgate e Socorro; Saúde e Seg. do Trab.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=219