Secretariado

Tecnólogo

Esse tecnólogo trabalha na assessoria dos executivos de uma empresa, como diretores e gerentes nas atividades envolvidas no planejamento, na organização e na rotina de trabalho da empresa. Cuida do cerimonial e da agenda de seus superiores e administra as informações que chegam por fax e internet. Conhece as técnicas e os métodos de administração de recursos humanos, psicologia aplicada, planejamento e administração financeira, além de dominar softwares específicos de agendamento de operações, edição de textos e planilhas de contabilidade. Como redige documentos técnicos, é imprescindível o domínio da língua portuguesa e de um idioma estrangeiro (de preferência inglês), pelo menos em empresas que têm negócios com o exterior.

MERCADO DE TRABALHO
Embora o mercado esteja estável para esse profissional, companhias privadas de grande porte, como indústrias automobilísticas e instituições financeiras, contratam o tecnólogo para assessorar altos executivos, cuidando de sua agenda pessoal, organizando a correspondência e selecionando e-mails e fax importantes. Em geral, um profissional atende dois ou três executivos ao mesmo tempo. Também cresce a procura em empresas de médio porte. Nesse caso, além de atuar junto à diretoria, o tecnólogo trabalha nos setores administrativos e comerciais, cuidando da contabilidade e de recursos humanos. A maior parte dos empregos encontrase na região Sudeste, onde estão concentradas indústrias, empresas e firmas prestadoras de serviços. No Sul, a oferta de empregos também é boa, mas as empresas exigem que, além do inglês fluente - requisitado em todas as regiões -, o profissional domine o espanhol, já que muitas atuam no Mercosul.
$ Salário médio inicial: R$ 1.200

O CURSO
A base teórica traz disciplinas ligadas à administração (financeira, de recursos humanos e relações no trabalho, por exemplo), além de matérias da área de línguas, como português, inglês e espanhol. Em algumas escolas, estudam-se francês e alemão. No primeiro ano, você aprende técnicas de secretariado, cerimonial, ética e relações públicas. Também vê disciplinas voltadas para a contabilidade, documentação e arquivo. Aulas de inglês técnico e redação comercial em português ocupam mais de um terço da carga horária total. O estágio, obrigatório por um semestre, em geral é feito em empresas que mantêm convênio com a escola. Outra exigência é um trabalho de conclusão de curso.
Duração média: três anos.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=218