Produção de Música Eletrônica

Tecnólogo

É a arte e a técnica de compor, arranjar e gravar peças musicais no computador. Esse tecnólogo - que domina técnicas de manipulação de áudio - cria e grava jingles e trilhas sonoras e seleciona repertório para fi lmes, comerciais, vinhetas de TV e sites de internet. Ele reinventa peças musicais no computador, com softwares que funcionam como instrumentos musicais virtuais. Trabalha em parceria com cineastas, produtores de vídeo, técnicos de estúdio, publicitários, profissionais de teatro, de moda e de artes plásticas.

MERCADO DE TRABALHO
O mercado é dos mais vastos. Além de começar a carreira como DJ, em casas noturnas e eventos, o produtor pode investir em trabalhos autorais, divulgados e comercializados pela internet. É promissora a demanda nos setores de eventos, publicidade e cinema, para sonorização e produção de trilhas e vinhetas. Outros segmentos que começam a ganhar espaço são o de música para ringtones (campainhas de celular), jogos de computador e videogames. O profissional pode montar uma empresa e prestar serviços para outros músicos - fazer arranjos, gravar, mixar (misturar sons) e masterizar (corrigir deficiências e aperfeiçoar a sonoridade da gravação). Como a formação acadêmica é recente - o primeiro curso do país formará a primeira turma apenas em 2009 -, a concorrência vem de autodidatas e alunos de cursos livres. Os salários mais altos estão no Sul e no Sudeste, mas as demais regiões também oferecem boas oportunidades. A TV digital, lançada em dezembro de 2007, começa aos poucos a abrir um bom campo de trabalho para o profissional.
$ Salário médio inicial: R$ 1.500

O CURSO
A única instituição que oferece o curso é a Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo (SP), que deve formar a primeira turma em 2009. O vestibular não exige conhecimentos musicais. Durante os dois anos do curso, estudam-se disciplinas técnicas e fundamentos teóricos, como percepção musical, técnicas de discotecagem, masterização e mixagem, comercialização e marketing de projetos. Na faculdade, os alunos criam trilhas sonoras para os trabalhos dos colegas dos cursos de Cinema, Moda, Teatro e Dança. Para se formar, é preciso apresentar um projeto ou uma banda de música eletrônica, ao vivo.

O QUE VOCÊ PODE FAZER
Produção de trilha sonora
Criar música para festas, filmes, desfiles de moda, comerciais de rádio e TV e websites.

Atuação como DJ
Produzir música para tocar em pistas de dança de casas noturnas, eventos, shows e festas.

Desenvolver equipamentos
Desenvolver softwares, instrumentos e equipamentos para outros produtores e DJs.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=213