Processo Gerenciais

Tecnólogo

O tecnólogo dessa área aplica conhecimentos administrativos para organizar e gerenciar com eficiência e lucratividade qualquer tipo de empresa ou negócio. Ele planeja e dirige os recursos materiais e financeiros de companhias, bancos e escritórios. Gerencia o patrimônio empresarial e os funcionários, lida com orçamentos e investimentos e cuida do estoque de matérias-primas ou produtos finais. No setor financeiro, analisa os demonstrativos contábeis, avalia a manutenção de estoques, acompanha faturamentos e fluxos de caixa, além de cuidar dos investimentos. Pode ter formação generalista e, assim, atuar em praticamente todos os setores administrativos de empresas de qualquer segmento. Ou mais específica, dedicando-se a estabelecimentos comerciais e esportivos, hospitais, farmácias e até portos. Sua formação lhe permite, ainda, abrir e administrar o próprio negócio.

MERCADO DE TRABALHO
Por seu conhecimento administrativo, o profissional encontra trabalho em empresas de todos os tamanhos e de diversos setores da economia. As melhores oportunidades estão concentradas no Sul e no Sudeste, mas a demanda vem crescendo em outras regiões, já que a necessidade de melhorar a qualidade dos serviços prestados é, cada vez mais, um diferencial importante para garantir um lugar no mercado. Em algumas cidades do Nordeste, há boas chances para quem se especializou em gestão de empreendimentos turísticos. Em São Paulo o grande número de organizações não-governamentais evidencia a necessidade de profissionais capacitados para atuar no terceiro setor. Há ainda um mercado em franca expansão para quem quer trabalhar como autônomo. Nesse caso, ele orienta pequenas e médias empresas a gerenciar os negócios.
$ Salário médio inicial: R$ 1.300

O CURSO
Existe grande variedade de cursos nessa área, com os mais diversos nomes e ênfases. Alguns preparam você para se tornar um empreendedor. Outros valorizam determinada área administrativa, como finanças ou marketing. Há ainda os que se voltam para algum segmento específico, como gestão hospitalar. Mas, em qualquer um, aprende-se, fundamentalmente, a lidar com orçamentos, investimentos, recursos materiais, administração de pessoal, estratégias de marketing e gestão de processos. Economia, antropologia, psicologia e ética profissional são algumas das disciplinas de formação humana. Administração de materiais e de patrimônio, contabilidade, controle de qualidade e sistemas de informação gerencial e gestão de serviços complementam o currículo. Mesmo não sendo obrigatórios, algumas escolas costumam pedir um trabalho de conclusão de curso e recomendam que o aluno faça estágio.
Duração média: de dois a três anos.
Outros Nomes: Adm. (gestão de peq. e médias empr.); Empreend.; Empreended.; Ger. de Serv. Exec.; Gestão Comercial; Gestão Comercial (ênf. em bares e restaurantes); Gestão Comercial (ênf. em representações comerciais); Gestão Comercial (neg. automotivos); Gestão Comercial (var.); Gestão Comercial de Empr.; Gestão da Inf.; Gestão da Inf. em Neg.; Gestão da Prod. de Calçados; Gestão de Carnaval; Gestão de Comercial; Gestão de Comércio; Gestão de Comércio Varejista; Gestão de Coop.; Gestão de Empr.; Gestão de Empreend.; Gestão de Empreend. de Eng. Civil; Gestão de Empreend. de Saúde; Gestão de Franquias; Gestão de Neg.; Gestão de Neg. (peq. e médias empr.); Gestão de Neg. de Var.; Gestão de Org. de Saúde; Gestão de Peq. e Médias Empr.; Gestão de Peq. e Médias Empr. e Empreended.; Gestão de Processos Empreendedores; Gestão de Processos Ger.; Gestão de Representação Comercial; Gestão de Representações Comerciais; Gestão de Seguros; Gestão de Seguros e Previdência; Gestão de Serv. em Atendimento (call center); Gestão de Terminais e Op. Portuárias; Gestão de Var.; Gestão de Vendas; Gestão de Vendas e Representações Comerciais; Gestão do Comércio Varejista; Gestão do Empreend.; Gestão em Consultoria Tributária; Gestão em Neg.; Gestão em Processos Ger.; Gestão em Processos Organizacionais; Gestão em Serv. Exec.; Gestão em Var.; Gestão em Vendas; Gestão Empr.; Gestão Empr. (ênf. em comércio ext.); Gestão Empr. (ênf. em log. aeroportuária); Gestão Empr. (ênf. em mkt.); Gestão Empr. (ênf. em sec. exec.); Gestão Empr. (ênf. em sist. de inf.); Gestão Empr. (mkt.); Gestão Empr. e Control.; Gestão Empreendedora; Gestão Empreendedora de Neg.; Gestão Estrat. de Empr.; Gestão Exec. de Neg.; Gestão Fiscal e Tributária; Gestão Jurídica; Gestão Portuária; Neg. Securitários; Negociação e Relacionamento Comercial; Prod. (ênf. em serv.); Representação Comercial; Vendas e Estrat. Comercial.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=211