Moda

Tecnólogo

Esse tecnólogo atua em toda a cadeia de produção, distribuição, divulgação e comercialização da moda. Cria tecidos, roupas, calçados e acessórios, interpretando as tendências e o comportamento do mercado da moda. Pode dedicar-se à indústria da confecção ou às atividades de moda e estilismo. Em indústrias e confecções, acompanha a produção e o trabalho de modelistas e costureiros, participa da organização de desfi les e de campanhas de marketing. Envolve-se na elaboração de moldes, no corte e na costura das peças e na embalagem e armazenagem de roupas e acessórios. Cria estampas e pesquisa novos materiais, texturas e combinações de cores. Como gestor, desenvolve estratégias de negócios para as empresas de moda. Pode, ainda, prestar assessoria de moda para grandes lojas, definindo a disposição dos produtos nas vitrines e escolhendo as coleções a ser compradas.

MERCADO DE TRABALHO
A moda continua em expansão no Brasil. Isso faz com que confecções de pequeno, médio e grande portes contratem esse profissional para os setores de corte e costura, modelagem e desenvolvimento de produtos. Ele é muito solicitado para gerenciar a linha de produção. Indústrias como Marisol e Hering são empregadoras tradicionais em Santa Catarina. No Sudeste, o destaque são as fábricas do pólo têxtil de Americana e Nova Odessa, no interior de São Paulo. Há boas chances nos setores de compras de lojas de departamentos, como a C&A.
$ Salário médio inicial: R$ 1.200

O CURSO
Alguns cursos se voltam especificamente para as atividades industriais, enquanto outros dão maior ênfase à criação de moda. Seja como for, o currículo é carregado de disciplinas práticas, com ofi cinas nas quais você aprende as diversas técnicas de estilismo, de desenvolvimento de coleções, modelagem, corte e costura. Matérias como administração, gestão de processos produtivos, tecnologia do vestuário e mercadologia visam preparar o aluno para atuar no gerenciamento de todo o processo industrial, da compra de matéria-prima à colocação do produto final no mercado. Algumas escolas oferecem formação específica para figurino ou design. O estágio complementa a formação do aluno.
Duração média: três anos.
Outros nomes: Design de Moda; Design de Modas; Design e Gestão de Moda; Design e Moda; Design e Neg. da Moda; Estilismo e Moda; Gestão Comercial (moda); Gestão Comercial da Moda; Gestão de Neg. da Moda; Gestão e Design de Moda; Gestão em Moda, Estilo e Design; Neg. da Moda; Plan. de Coleção de Moda; Prod. de Vestuário; Vestuário.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=208