Marketing

Tecnólogo

Esse tecnólogo atua na elaboração de estratégias de vendas de produtos e serviços. Para isso, faz pesquisas de mercado, determinando o público a que se destina o produto ou serviço com o qual trabalha, coleta e analisa dados sobre o perfil do consumidor, o ambiente socioeconômico e o cenário mercadológico e cria maneiras de atrair o público-alvo para o serviço ou produto oferecido. Também pode atuar na inovação de produtos que já existem e necessitam de uma atualização. Para vencer a concorrência, elabora, coordena e executa estratégias e projetos para promover uma marca, uma empresa ou uma pessoa.

MERCADO DE TRABALHO
O mercado está bem aquecido, principalmente para os profissionais que atuam na área de vendas. Empresas de médio e grande porte de vários segmentos, desde o setor de tecnologia até o de cosméticos, necessitam de um tecnólogo que não seja mais um mero vendedor, mas que atue na promoção de seus produtos em merchandising, elaborando estratégias para elevar as vendas. Departamentos de marketing de grandes empresas e agências de publicidade também costumam absorver uma parte desses profissionais. O número de vagas cresce na área de marketing eletrônico, seja pela internet, seja pelo celular. O Sul e o Sudeste concentram as melhores chances de trabalho, mas outras regiões do país, como Nordeste e Centro-Oeste, já sinalizam boas oportunidades para esses especialistas.
$ Salário médio inicial: R$ 1.000

O CURSO
Antes de escolher o curso, fique atento à sua grade curricular. Alguns tecnólogos são mais direcionados para pesquisa de mercado e outros, para vendas. De maneira geral, os cursos oferecem disciplinas tanto da área de comunicação como de finanças. Prepare-se para estudar fundamentos de administração, economia e mercado, contabilidade, técnicas de negociação e matemática. Essas disciplinas teóricas são mescladas com outras mais ligadas à prática da profissão, como comportamento de compra e consumo, estratégia de vendas, marketing de produtos e serviços, varejo, relações internacionais, gestão de marcas e direito do consumidor. Algumas escolas exigem um trabalho de conclusão de curso.
Duração média: 2 anos.
Outros nomes: Comun. e Mkt.; Estrat. de Mkt. e Serv.; Ger. de Mkt. de Vendas; Gestão de Mkt.; Gestão de Mkt. (ger. comercial); Gestão de Mkt. de Var.; Gestão de Mkt. e Vendas; Gestão e Plan. de Mkt. e Vendas; Gestão em Mkt.; Gestão em Promoção e Merchandising; Gestão Merc.; Promoção de Vendas e Merchandising; Prop. e Mkt.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=207