Gestão Pública

Tecnólogo

O tecnólogo em Gestão Pública elabora, analisa e gerencia projetos de políticas públicas e desenvolvimento regional.Com capacidade para compreender o contexto socioeconômico e o processo de gestão estatal, esse profi ssional intervém nas áreas que demandam planejamento e uso do espaço urbano e rural, avaliando os impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da criação e implementação de políticas públicas. Ele atua em todos os setores do poder público, seja municipal, estadual ou federal, no legislativo, executivo ou judiciário. Pode, também, trabalhar junto a empresas privadas, em atividades que interagem com o poder público, e, ainda, em organizações do terceiro setor, fornecedores e prestadores de serviços. Além disso, sua formação permite prestar consultoria, executar auditorias e ministrar aulas.

MERCADO DE TRABALHO
Devido à grande importância que os órgãos públicos assumem como administradores da sociedade como um todo, tornou-se fundamental o trabalho desse tecnólogo dentro dessas instituições. Nelas, ele trabalha na avaliação das questões relativas à gestão das entidades estatais e sua influência na vida dos cidadãos e na execução de políticas públicas, atuando de forma multidisciplinar nas áreas social, administrativa e econômica. A maior parte das oportunidades surge por meio de concursos públicos. Embora a aprovação da lei das Parcerias Público-Privadas (PPP), em 2004, ainda não tenha impulsionado, como esperado, os projetos de gestão compartilhada, que envolve tanto o setor privado como órgãos públicos, a tendência é que isso acontecerá a médio ou longo prazos, expandindo o mercado para esse tecnólogo.
$ Salário médio inicial: R$ 1.200

O CURSO
O curso de tecnologia em Gestão Pública oferece formação abrangente nas áreas de legislação, administração, contabilidade, mercado financeiro e sociologia. Esse aprendizado fornece ao aluno uma noção da problemática do crescimento e expansão dos municípios, aprimorando o desempenho dos futuros administradores públicos à medida que proporciona uma visão integrada das estratégias de formulação e implementação de políticas públicas. Alguns cursos também oferecem disciplinas ligadas à gestão do meio ambiente, gestão de pessoal, ética e responsabilidade social e metodologia de pesquisa científica.
Duração média: dois anos.
Outros nomes: Adm. Públ.; Desenv. Reg.; Gestão de Cidades; Gestão de Órgãos Públ.; Gestão do Serv. Públ.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=204