Gestão de Turismo

Tecnólogo

O tecnólogo dessa área planeja, organiza e administra estabelecimentos e serviços turísticos. Atua em diversos setores, do planejamento logístico à consultoria para viagens e o gerenciamento de equipes em hotéis, pousadas e resorts. Analisa o potencial turístico de um empreendimento, de uma cidade ou de uma região e estabelece os recursos necessários para seu aproveitamento, como infra-estrutura de lazer, alimentação e transportes. Como especialista em Turismo, cria pacotes turísticos, faz a locação em hotéis, restaurantes e serviços de transporte, bem como a negociação das tarifas. Atua também na gerência de serviços prestados por empresas de eventos, de transporte aéreo, marítimo, ferroviário ou rodoviário, redes hoteleiras e de alimentação, operadoras e agências de turismo. O especialista em Hotelaria administra a rotina de hospedagem e o setor de alimentos e bebidas desses estabelecimentos ou de restaurantes e bares. Cabe a esse profissional gerenciar as equipes de recepção e reserva, de limpeza, arrumação e manutenção dos ambientes. Esse tecnólogo também pode assumir funções de gerência geral e de marketing de um estabelecimento ou, ainda, trabalhar na organização de eventos e atividades de lazer.

MERCADO DE TRABALHO
O turismo de negócios no Brasil está em um momento de grande expansão - principalmente no Sudeste, com destaque para a cidade de São Paulo - o que abre boas perspectivas para o tecnólogo. Ele encontra trabalho no planejamento e na organização de eventos turísticos, convenções e feiras. Recém-formados também são contratados para proporcionar variadas opções de lazer cultural e artístico ao turista durante sua estadia profissional. Outra área que oferece vagas é a de consultoria, na qual o tecnólogo é requisitado para garantir a viabilidade econômica de pacotes turísticos, por exemplo. Embora o turismo de negócios na região Nordeste ainda seja pouco expressivo, grandes capitais, como Natal (RN) e Fortaleza (CE), têm absorvido o profissional para planejar convenções em resorts e hotéis. O Sul oferece postos de trabalho, em geral temporários, devido às convenções do Mercosul realizadas na região.
$ Salário médio inicial: R$ 1.200

O CURSO
A parte teórica do currículo envolve boa carga de matérias da área de administração e marketing. O especialista em Turismo aprende, ainda, história da cultura brasileira, geografia, meio ambiente e organização e operação de empreendimentos turísticos. Viagens e visitas a pólos turísticos complementam a formação. O estágio é obrigatório e,
para tirar o diploma, você deve apresentar também um trabalho de conclusão de curso. Algumas escolas oferecem cursos voltados para uma especialidade, como turismo de eventos ou ecoturismo.
Duração média: dois anos.
Outros nomes: Agenciamento de Viagens; Ecotur.; Gestão de Empreend. Turísticos; Gestão em Ecotur.; Gestão em Tur. Receptivo; Plan. Turístico; Tur.; Tur. e Hospitalidade (ênf. em eventos em neg.); Tur. e Hospitalidade (ênf. em gestão de empreend. turísticos); Tur. e Hot.; Tur. Receptivo.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=201