Engenharia Biomédica

É a área da engenharia que cuida da concepção de equipamentos médicos, biomédicos e odontológicos, voltados para diagnóstico ou tratamento terapêutico. O engenheiro biomédico projeta a estrutura, desenvolve e monta os equipamentos e faz a sua manutenção corretiva e preventiva. Pode inda calibrar e aferir os equipamentos médicos e eletromédicos. Como tem conhecimentos na área de informática e eletrônica, cria softwares e equipamentos eletrônicos que otimizam o uso das máquinas pelos médicos, enfermeiros e dentistas. Também pode gerenciar a área de compras de equipamentos médicos e planejar o seu uso, desde o momento em que forem colocados em funcionamento até as manutenções necessárias. Realiza ainda pesquisas científicas para a descoberta de materiais e instrumentos biomédicos. Esse bacharel atua em hospitais, clínicas médicas, centros de saúde, laboratórios farmacêuticos e de análises clínicas, serviços especializados em manutenção hospitalar e centros de pesquisa.

MERCADO DE TRABALHO
No final de 2007, o Conselho Regional de Engenharia, Agricultura e Agronomia (Crea) confirmou o egistro da profissão de engenheiro biomédico no Brasil. Fabricantes de equipamentos médicos e hospitalares, prestadoras de serviços na área de gerenciamento e manutenção hospitalar e centros de pesquisas buscam esses engenheiros. O Sudeste é onde mais se emprega o engenheiro biomédico, já que a região concentra muitas empresas de equipamentos e insumos médicos e hospitalares, lém da existência de clínicas e hospitais de pequeno, médio e grande porte.
$ Salário médio inicial: R$ 2.000

O CURSO
O curso compreende disciplinas de ciências exatas, ciências médicas e biológicas. Em exatas, estuda-se matemática, física, eletrônica, informática e tecnologia da computação. Já na área de saúde e biológicas, a grade curricular tem disciplinas de anatomia, fisiologia, biofísica, bioquímica, iomecânica e telemedicina. O aluno também aprende engenharia de software, circuitos elétricos, onversão de energia e termodinâmica. O estágio é obrigatório, e as escolas exigem um trabalho de conclusão de curso.

Duração média: 5 anos.
Outro nome: Bioengenharia.

O QUE VOCÊ PODE FAZER
Informática
Desenvolver bancos de dados e softwares para diagnóstico de doenças e realização de terapias.

Sistemas clínicos
Avaliar e especificar equipamentos que devem ser adquiridos pelos centros de saúde e odontológicos.

Equipamentos
Projetar, desenvolver, gerenciar e manter equipamentos odonto-médico-hospitalares.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=20