Design e Produção Gráfica

Tecnólogo

Esse tecnólogo desenvolve projetos gráficos de livros, jornais, revistas e sites na internet. Ele encontra campo de trabalho em gráficas e nos departamentos de comunicação, publicidade, propaganda e marketing de empresas, no setor público e também em organizações não-governamentais. Cuida da gestão da produção nos diversos segmentos da indústria gráfica. Empregando programas eletrônicos de desenho, editoração e tratamento de imagens, define a aparência e o formato das páginas, as cores, o tamanho e os tipos de letra, assim como máquinas, equipamentos, tinta e tipo de papel a ser utilizados. Cria logotipos, marcas e embalagens. Na produção gráfica, gerencia os processos de composição, impressão, revisão das provas, montagem e encadernação.

MERCADO DE TRABALHO
As melhores chances estão em empresas de embalagens, agências de publicidade e grandes gráficas. As regiões com a maior demanda são a Sul, dona de expressivo parque gráfico, onde estão instaladas Dixie Toga e Posigraf, e a Sudeste, sede da Gráfica Burti, da Ripasa Papel e Celulose, da fabricante de tintas Sun Chemical e da empresa de rótulos adesivos Prakolar. O profissional é muito requisitado para atuar em gestão de processos e de qualidade, controle de produção e assistência técnica. Nos próximos anos, tende a crescer a procura por especialistas na região Nordeste, por causa da instalação de indústrias alimentícias, o que deverá provocar o aquecimento do mercado de embalagens.
$ Salário médio inicial: R$ 1.000

O CURSO
Além de aprender a lidar com máquinas de impressão, tipologia e diagramação, é fundamental a esse tecnólogo entender também de computação. Por isso, alguns cursos priorizam a formação em design e projeto gráfico, ensinando como utilizar programas computacionais de editoração e de tratamento de imagens. Outros cursos se voltam para as necessidades da indústria, formando profissionais especializados em gerenciamento e controle dos processos de produção. Um terceiro tipo de curso ocupa-se mais em ensinar ao aluno técnicas de criação de páginas de sites da internet. Seja qual for a ênfase do curso, de modo geral todos oferecem no primeiro ano matérias teóricas, como estética, história da arte e sociologia. A parte gráfica começa a ocupar mais tempo no segundo ano e, até o fim do curso, chega a representar 40% do currículo. Para se diplomar é preciso fazer estágio e apresentar um trabalho de conclusão de curso. Existem vários cursos que oferecem formação semelhante ao descrito anteriormente, com diversos nomes. Algumas escolas oferecem o curso como Comunicação
e Ilustracão Digital. A UVA-RJ tem o curso de Design Gráfico com habilitação em ilustração e animação digital 3D. E no Uninorte, o aluno estuda design para impressos, design de produto e design para web.

Duração média: quatro anos.
Outros nomes: Comun. e Ilustração Dig.; Criação e Prod. Gráf.; Criação e Prod. Gráf. (design gráf.); Criação e Prod. Gráf. Dig. (design gráf.); Design de Mídia Dig.; Design Gráf.; Design Gráf. (ilustração e anim. dig. 3D); Design Gráf. e de Prod.; Edit. Gráf. e Dig.; Prod. Gráf.; Prod. Gráf. Dig.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=196