Teologia

Bacharelado

É o estudo e a análise das religiões num contexto histórico específico e sua influência sobre os processos antropológicos e sociológicos. O bacharel em Teologia pesquisa a história, os fenômenos e as tradições religiosas, estudando e interpretando textos sagrados, doutrinas e dogmas. Com seus conhecimentos, ele analisa a influência da religião sobre a organização e a dinâmica dos grupos sociais e das sociedades, associando essas informações a outras áreas do conhecimento, em especial a das ciências humanas, como a antropologia e a sociologia. Pode trabalhar como pesquisador, professor ou assessor de grupos religiosos e ecumênicos. Atua também em ONGs, pastorais, instituições de assistência a comunidades carentes e a grupos de dependentes de drogas e de doentes.

MERCADO DE TRABALHO
Embora muitos alunos façam o curso pensando em seguir carreira em alguma igreja ou congregação, há boas chances de emprego nas universidades, nas áreas de ensino e pesquisa. Mas é preciso fazer pós-graduação para dar aula. Também há vagas para atuar como professor de religião nos ensinos fundamental e médio. A disciplina não é obrigatória em todo o país, por isso os empregos estão restritos aos colégios particulares ligados a alguma ordem religiosa e a escolas públicas de alguns estados das regiões Centro-Oeste e Sul. Nas escolas particulares, a maior demanda parte sobretudo das regiões Sudeste e Sul, que têm maior número de instituições. Existe oportunidade ainda em pastorais, ONGs e hospitais, onde o bacharel integra equipes interdisciplinares com psicólogos e médicos no atendimento, por exemplo, a pacientes com doenças terminais. Nos últimos anos, tem crescido o número de publicações e editoras especializadas em religião, o que pode abrir novas perspectivas para os formados, mas nesse caso também é recomendável fazer uma especialização e dominar pelo menos um idioma estrangeiro.
$ Salário médio inicial: R$ 1.500

O CURSO
O currículo varia de escola para escola. Algumas instituições dão ênfase à análise sociológica e antropológica das religiões, debatendo seus fundamentos e sua história. Nesse caso, o curso aborda com maior destaque disciplinas como religião, educação e sociedade e antropologia cultural e da religião. Outras escolas enfocam o estudo dos textos sagrados, como o Novo e o Velho Testamento, e a visão que decorre deles sobre Deus, a humanidade e o universo. Mas, qualquer que seja a faculdade, o aluno entra em
contato com tradições religiosas que fazem parte de nosso patrimônio cultural. Além do estágio, é preciso fazer uma monografia de conclusão de curso.
Duração média: quatro anos.
Outros nomes: Ciên. da Religião; Ciên. da Religião (ens. religioso); Ciên. Religiosas; Ciên. Teológicas.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Consultoria
Assessorar pessoas e organizações que utilizem a religião no desenvolvimento de seu trabalho.

ONGs
Orientar grupos religiosos e atender a instituições que realizam trabalhos sociais voltados para a religião.

Pesquisa
Estudar o fenômeno religioso e sua relação com a atividade humana.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=183