Segurança Pública

Bacharelado

É o conjunto de conhecimentos empregados na garantia e no planejamento da segurança pública. Esforços do governo em manter a estabilidade necessária à sociedade levaram à criação do curso. O objetivo é oferecer formação superior em segurança e preparar o aluno para a pós-graduação, formando profissionais com conhecimentos amplos nas áreas sociais, jurídicas e de gestão, capacitando-o para o trabalho com as polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Justiça e a Defesa Civil. A expectativa é garantir que os integrantes dos órgãos de segurança do Estado sejam capacitados para elaborar planos de prevenção e de segurança de sucesso, tornando a fi gura da polícia mais ligada às ações positivas que ao elemento repressor.

MERCADO DE TRABALHO
O curso de Segurança Pública foi criado a partir do aumento da demanda por profissionais especializados na implementação de planos de segurança de âmbito coletivo. Com o crescimento das populações urbanas e das altas taxas de violência, os órgãos de segurança têm procurado profissionais capacitados para a prevenção e a repressão eficientes do crime e para a realização de projetos e análises em gestão de segurança. A maioria dos recém-formados presta concursos e é absorvida por órgãos públicos de todo o país. A necessidade de planejar a minimização do impacto de enchentes, incêndios florestais próximos às áreas habitadas e demais crises que possam afetar a população é a alternativa de trabalho para o profissional de Segurança Pública que não quer se especializar no setor de policiamento.
$ Salário médio inicial: R$ 2.000

O CURSO
O curso é intrinsecamente ligado ao caráter policial e militar que a segurança pública tem, oferecendo ao aluno disciplinas de formação humanística como sociologia e psicologia, mas também focando fortemente nas matérias específicas como método estratégico de resolução de problemas de rua e abordagem competente. Algumas áreas acadêmicas ligadas ao curso foram desenvolvidas em parceria com o Canadá e têm também tecnologia francesa de treinamento. O bacharelado em Segurança Pública pode representar o início da carreira de oficial das Forças Armadas. É exigido do bacharel o estágio nas corporações competentes, seja polícia ou exército. Para treinamento, o Instituto Superior de Segurança e Cidadania de Roraima possui parque cenográfico com os seis ambientes de maior incidência de ocorrências policiais de uma cidade.
Duração média: de três a quatro anos.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Planejamento
Idealizar e implementar planos de ação de segurança preventiva para eventos de grande porte e elaborar programas de governo na área de segurança.

Segurança Pública Estatal
Trabalhar no efetivo das polícias Militar e Civil e em órgãos públicos de segurança na prevenção e repressão ao crime. Idealizar e implementar ações de segurança federal, estadual ou municipal e atuar na Defesa Civil.

Consultoria
Prestar consultoria especializada para empresas privadas e estatais na área de segurança pública.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=181