Geografia

Bacharelado

É a ciência que estuda a superfície, o clima e a vegetação do planeta e sua ocupação pelo homem. O geógrafo estuda o solo, o relevo, o clima, a distribuição das águas e a vegetação da Terra. Também analisa a organização das populações e sociedades, sua relação com o ambiente e a ordenação social e econômica de espaços urbanos e rurais. Elabora planos diretores de municípios e diagnósticos para a redução do impacto ambiental em regiões poluídas ou ameaçadas pela construção de grandes obras. Com dados recolhidos por satélites e radares, confecciona e interpreta mapas, diagnosticando fenômenos, como a desertificação, a erosão de solos, o desmatamento e o avanço dos oceanos sobre a faixa litorânea.

MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho é favorável tanto para quem faz licenciatura como para quem opta pelo bacharelado. Na área de ensino, o professor de Geografia encontra boas chances de emprego em escolas de ensino fundamental e médio de todo o país. Em muitas regiões, existe carência desse docente e as vagas acabam sendo preenchidas por professores de áreas afins. Também há demanda por parte de prefeituras, órgãos públicos e empresas privadas de consultoria. As melhores oportunidades são reservadas para os profissionais da área de informática e geoprocessamento, principalmente em companhias de engenharia e multinacionais. Há boas perspectivas em empresas de controle de tráfego, como o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo. A preocupação ambiental tem gerado procura por geógrafos por parte de ONGs e de instituições de pesquisa. As regiões Sul e Sudeste oferecem mais vagas e melhores salários.
$ Salário médio inicial: R$ 1.500

O CURSO
Nos primeiros anos, o aluno estuda disciplinas das áreas da geografia física, humana, regional e instrumental (cartografia, sensoriamento remoto e geoprocessamento). Ele inicia o curso com as matérias básicas de cada área, podendo agregar conhecimentos específicos por meio da escolha de disciplinas eletivas. Muitas graduações direcionam a formação para um setor específico de atuação, como meio ambiente ou hidrologia aplicada. Em algumas escolas, você opta, já no vestibular, entre o bacharelado e a licenciatura plena, enquanto outras permitem que as duas modalidades sejam feitas juntas. Na licenciatura, o curso pode receber o nome de Estudos Sociais (geografia).
Duração média: quatro anos.
Outro nome: Est. Soc. (geog.)

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Cartografia digital
Fazer mapas com base em imagens captadas por satélites.

Ecoturismo
Elaborar roteiros, organizar e guiar excursões em parques e áreas de preservação ambiental.

Ensino
Com licenciatura, dar aulas no ensino fundamental, médio ou em cursinhos pré-vestibulares.

Geografia humana
Estudar as questões sociais, econômicas e políticas de grupos, sociedades e nações.

Geopolítica
Pesquisar a organização social, política e econômica de países e regiões.

Geoprocessamento
Elaborar mapas e bancos de dados geográficos com a utilização de softwares específicos.

Planejamento agrícola e urbano
Desenvolver a estratégia de ocupação de uma região com o mínimo de impacto sobre o meio ambiente.

Sensoriamento remoto
Analisar imagens de satélites e fotografias aéreas para a preparação de mapas e o levantamento de dados de solo, relevo, recursos hídricos, vegetação, clima e densidade de ocupação de áreas, cidades e regiões.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=160