Estudos Literários

Bacharelado

É a área científica que cuida da crítica, da reflexão e da pesquisa dos vários gêneros literários. Focado em pesquisa literária, o curso prepara o aluno para a crítica teórica e a produção de textos. O bacharel em Estudos Literários é um profissional especialista em literatura, com pleno domínio do processo de produção e crítica teórica e da história da literatura.

A formação do profissional inclui bases sólidas de conhecimento da cultura brasileira, de historiografia literária e de literatura comparada, além de outras áreas de conhecimento ligadas às ciências humanas, como sociologia, antropologia e lingüística. A reflexão sobre a produção literária contemporânea é fortemente presente na proposta do curso, que tem um caráter específico, mas também abre uma porta generalista de conhecimento, devido à variedade de disciplinas optativas que oferta.

MERCADO DE TRABALHO
Com o mercado cultural em alta, graças às leis de incentivo à cultura, que levam as empresas a investir em espetáculos e produções as mais diversas (inclusive de livros), as oportunidades de trabalho para o bacharel em Estudos Literários estão espalhadas por todas as regiões do Brasil. Ele pode atuar na indústria editorial como redator, editor, assessor ou consultor técnico, neste último caso, fazendo a avaliação do produto que chega às mãos do consumidor final.

Também trabalha na produção de roteiros para obras audiovisuais; nas mídias impressa e eletrônica, como crítico literário ou no jornalismo temático; e em agências de propaganda e publicidade, como redator. O profissional com título de mestre ou doutor pode exercer a docência universitária ou desenvolver trabalhos de pesquisa acadêmica.
$ Salário médio inicial: R$ 1.000 (média nacional para revisor com carga horária de 5 horas diárias)

O CURSO
O curso de Estudos Literários tem como principal objetivo a formação de profissionais especialistas na área literária. Para garantir formação integralizada, o curso abrange vários aspectos que envolvem a literatura, como a produção de textos em diversas modalidades (poesia, prosa e outros gêneros literários) e o estímulo à capacidade de formação de uma visão crítica sobre a produção literária e a história da literatura.

A base curricular do curso se firma em disciplinas que envolvem o estudo da literatura brasileira, de teoria literária, de história da literatura, de língua portuguesa e outros idiomas, e ainda na prática da pesquisa científica, com metodologia de pesquisa em diversos temas e fontes. A proposta do curso é também formar um profissional tanto especialista quanto generalista, por isso possui um grande número de disciplinas optativas em sua grade curricular. Assim, o aluno poderá transitar por outras áreas do conhecimento humano, como a lingüística e as artes, completando de forma multidisciplinar sua formação acadêmica.

Duração média: quatro anos.

O QUE VOCÊ PODE FAZER:

Carreira acadêmica
Aprofundar novos conhecimentos na área, em uma pós-graduação, na docência universitária e na pesquisa científica.

Indústria editorial
Atuar em editoras e em veículos de comunicação, com produção, revisão e edição de textos para a mídia em geral e produção de textos publicitários.

Crítica especializada
Trabalhar com crítica literária, jornalismo temático e como consultor especializado para empresas ligadas à produção literária.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=156