Ciência e Tecnologia

O bacharel em Ciência e Tecnologia é um profissional generalista. Com sólida formação em ciências exatas e nas engenharias, possui capacidade de se adequar a qualquer uma dessas áreas. Pode desenvolver pesquisa científica e tecnológica e atuar em organizações públicas, privadas ou do terceiro setor. Ao término de seu curso, quando recebe o título de bacharel, tem ainda duas opções de formação acadêmica: obter o diploma de engenheiro, cursando para isso no mínimo mais dois anos de uma engenharia específica, ou completar pelo menos mais um ano de estudo e formar-se em uma outra área, como matemática, física e química. Essa interdisciplinariedade e integração do conhecimento faz o profissional ter um perfil diferenciado no mercado de trabalho, onde poderá atuar tanto em empresas e indústrias como lecionar, se cursar uma licenciatura, as disciplinas de matemática, física e química no ensino médio.

MERCADO DE TRABALHO
Ainda não existe esse bacharel no mercado. A primeira turma se forma em 2009 pela Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André (SP). A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cruz das Almas (BA), também oferece o curso, que formará sua primeira turma em 2010. Há boas expectativas, já que, por seu perfil generalista, poderá atuar em qualquer tipo de empresa.
$ Salário médio inicial: R$ 1.000

O CURSO
No primeiro ano, o curso mescla disciplinas teóricas e práticas de formação básica. Na UFRB, estuda-se física, processamento de dados, metodologia de pesquisa, química geral, geometria e cálculo. Na UFABC o aluno aprende estrutura da matéria, processos de transformação e energia entre outras. No segundo ano, o aluno deve escolher uma área de formação inicial entre algumas alternativas, como matemática, física ou engenharia. A partir daí, as disciplinas serão mais profissionalizantes. Independentemente da opção, o aluno deve se preparar para muitos cálculos. Em física, por exemplo, irá estudar cálculo diferencial e integral, álgebra linear e métodos estatísticos. Já em matemática irá ver geometria analítica, plana e espacial, além de física e química, por exemplo. E em engenharia terá disciplinas como desenho técnico, fenômenos de transporte, eletricidade e termodinâmica. É preciso apresentar um trabalho de conclusão de curso.
Duração média: três anos.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Educação
Cursar licenciatura para ministrar aulas de matemática, química e física no ensino médio.

Engenharia
Atuar em escritórios de engenharia civil ou em indústrias que necessitem de um engenheiro generalista.

Pesquisa
Desenvolver pesquisa em ciência e tecnologia.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=15