Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis

Bacharelado

Esse profissional é especialista em preservação patrimonial. Ele atua na conservação e restauração do patrimônio histórico e cultural, como livros, manuscritos, esculturas, pinturas, fotografias e monumentos. É de sua responsabilidade a análise das condições físicas desses materiais e a avaliação do local onde estão guardados (como estantes, prateleiras e até o entorno do prédio), verificando se há condições para que sejam preservados. Com técnicas avançadas, ele avalia a deterioração dos materiais e faz a restauração de obras. O conservador-restaurador pode trabalhar em órgãos oficiais do patrimônio, no âmbito federal, estadual ou municipal, em museus, igrejas, galerias de arte, bibliotecas ou ainda atuar como consultor.

MERCADO DE TRABALHO
Essa é o primeiro bacharelado do país. Os profissionais que existem no mercado de trabalho possuem formação em nível de pós-graduação e a procura por eles é muito boa. Isso porque está crescendo o interesse da população em preservar objetos e dados que contêm a história do povo. Há demanda em todo o Brasil, principalmente nas regiões em
que há cidades históricas, como Minas Gerais e Maranhão. No restante do país, esse bacharel tem encontrado boas chances de emprego em galerias de arte, museus, biblioteca e acervos públicos e particulares para cuidar da preservação das obras, como quadros, esculturas e fotografias antigas.
$ Salário médio inicial: R$ 2.000

O CURSO
Por enquanto, somente a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) oferece o curso. Nos dois primeiros anos, o aluno tem noções gerais de conservação e restauração de obras. Para isso ele estuda microbiologia aplicada a bens culturais, artes visuais, patrimônio histórico, análise de obras e até insetos. Nos dois últimos anos o ensino é direcionado para as seguintes áreas: papel, pintura, escultura e conservação preventiva. O aluno pode escolher uma ou até as quatro formações para estudar. Quem escolher as quatro áreas terá aula, praticamente, o dia todo. A partir do terceiro ano, o estudante deverá fazer estágio ou vivência profi ssional. É necessário apresentar também um trabalho de conclusão de curso.
Duração média: quatro anos.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Conservação preventiva
Acompanhar o armazenamento de uma obra e detectar as técnicas que serão usadas para sua preservação.

Restauração
Analisar as condições físicas para restaurar obras.

Consultoria
Prestar consultoria às empresas ou instituições públicas para a realização da preservação e restauração de seus bens culturais.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=148