Ciências Atuarias

Bacharelado

É o uso de conhecimentos e cálculos para a elaboração de seguros, planos de previdência e realização de outras operações financeiras que envolvam risco. O profissional dessa área analisa e quantifica o risco presente nas operações de seguros, previdência complementar, planos de saúde e títulos de capitalização. Cabe a ele avaliar as possibilidades de danos e perdas da empresa seguradora ou previdenciária e determinar o valor das prestações do seguro e dos prêmios a ser pagos. É ele também quem define as reservas que as companhias devem ter para garantir o pagamento dos benefícios ou dos compromissos contratados. Para isso, utiliza conhecimentos de matemática e estatística, estima a incidência de doenças, mortes, acidentes de trânsito ou de trabalho e fenômenos naturais, como enchentes e secas.

MERCADO DE TRABALHO
O mercado tem crescido. Desde 2005, o número de cursos com essa especialidade triplicou no país. E, no último ano, o governo federal abriu uma série de concursos. Há oportunidades também em prefeituras de todo o Brasil, já que os municípios precisam ter o próprio regime de previdência social, o que requer profissionais para fazer a manutenção e a gestão previdenciária. Porém, esses trabalhos ainda costumam ter curta duração. No setor privado, as melhores chances estão em companhias de seguros, entidades abertas de previdência complementar, operadoras de planos de saúde e em empresas de capitalização.

As companhias nacionais e multinacionais de consultoria especializadas em benefícios e de auditoria contábil e os grandes fundos de pensão são os maiores empregadores de atuários no país. Uma lei aprovada no início de 2007 acabou com o monopólio do mercado de resseguros e abriu o setor para as empresas estrangeiras, oferecendo vagas especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. O setor de gestão de risco financeiro tem boas perspectivas de crescimento, principalmente, nas áreas de previdência e saúde. Em Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE) as oportunidades aumentam com o número de seguradoras, entidades de previdência e planos de saúde.
$ Salário médio inicial: R$ 1.900

O CURSO
Ideal para quem gosta de números e de fazer contas. O currículo é carregado de disciplinas como cálculo numérico, contabilidade, economia, estatística e matemática financeira. Entre as específicas estão teoria do risco, contabilidade de seguros e gerência de risco financeiro. Em algumas escolas também há aulas de comunicação e expressão, que preparam para a monografia a ser apresentada no fim do curso e treinam o estudante em gramática e redação – prática importante, já que uma das principais funções do atuário é elaborar contratos e regulamentos dos planos de benefícios. O estágio não é obrigatório.

Duração média: quatro anos.
Outro nome: Atuária.

O QUE VOCÊ PODE FAZER
Auditoria atuarial
Fiscalizar as atividades e a situação financeira de seguradoras e empresas de previdência complementar.

Estimativa e análise
Calcular o valor das parcelas e dos prêmios de seguros, planos de saúde e de previdência complementar, definindo as cláusulas das apólices.

Planejamento de reservas
Programar e controlar as reservas financeiras de empresas de seguro, de planos de saúde ou previdência complementar, a fim de garantir o pagamento dos compromissos assumidos com os segurados

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=141