Silvicultura

Tecnólogo

Esse tecnólogo atua no planejamento, gerenciamento e supervisão de trabalhos destinados
ao melhoramento e manejo de florestas nativas e plantadas. Ele atende a demandas rurais, urbanas e industriais, visando ao uso sustentável das florestas. Com seus conhecimentos, determina a melhor forma de plantar e produzir mudas, evita pragas que possam atacar as florestas e controla a qualidade da madeira. Também atua no reflorestamento de áreas destinadas à exploração pela indústria.

MERCADO DE TRABALHO
Ainda não existe esse profissional no mercado. A primeira turma se forma em 2008 pela Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista (EAFSJE), em Minas Gerais. Além das vagas criadas em função da produção de eucalipto nessa região, boas oportunidades também surgem nos estados do sul do país, com a expansão da Aracruz Celulose e da Votorantim Celulose e Papel. A expectativa é que a procura por esse tecnólogo dobre nos próximos cinco anos, já que a madeira representa um dos principais produtos do agronegócio do Paraná.
$ Salário médio inicial: R$ 900

O CURSO
A maior parte das disciplinas está diretamente ligada ao manejo florestal. O aluno estuda ecologia, agrometeorologia, ciência do solo, botânica, anatomia vegetal, fertilidade e conservação do solo, biodiversidade, genética e melhoramento florestal, silvicultura tropical, recuperação de áreas degradadas e manejo de florestas plantadas. Além disso, o currículo é composto de aulas de estatística, sensoriamento remoto, economia e legislação ambiental. Para completar o curso é preciso apresentar um trabalho de conclusão e fazer estágio supervisionado.
Duração média: três anos.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=131