Prótese Dentária

Tecnólogo

Esse profissional constrói aparelhos ortodônticos para corrigir problemas ósseos e hábitos de mastigação e deglutição que afetam a arcada dentária. Também fabrica próteses odontológicas, fixas e removíveis (dentaduras, coroas e pontes), dando suporte ao trabalho do cirurgião-dentista. Monta próteses para resolver deformidades bucais ou maxilofaciais. Além de conhecer a fundo a anatomia da face e os materiais de uso protético, ele deve ter habilidade manual para confeccionar as peças em detalhes. Pode trabalhar, ainda, com profissionais que pesquisam e desenvolvem novas ligas, como misturas de cerâmica e resina, usados na composição dos aparelhos fixos. Para exercer a profissão é necessário registrar-se no Conselho Regional de Odontologia.

MERCADO DE TRABALHO
Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro são os melhores mercados para esse tecnólogo. No Nordeste e no Norte, a demanda tem crescido nos últimos tempos, sinalizando que essas regiões são mercados promissores. Ele é contratado por clínicas odontológicas para fabricar próteses odontológicas e por indústrias de materiais protéticos para fazer desenvolver produtos. Pode trabalhar em laboratórios de próteses dentárias particulares, prestando serviço a consultórios odontológicos. A carreira acadêmica está em alta, já que existem no país muitos cursos técnicos de nível médio.
$ Salário médio inicial: R$ 1.200

O CURSO
A base teórica abrange os dois primeiros semestres e inclui aulas de biologia e morfologia do crânio e da face e iniciação às próteses. Nesse período, o curso explora ainda disciplinas como ciências dos materiais e materiais protéticos. A parte prática começa no terceiro período, com a confecção de aparelhos protéticos, o conhecimento das estruturas metálicas, ligas metálicas para cerâmicas e resinas usadas nas peças odontológicas. Em alguns cursos, como na Universidade do Contestado (UnC), em Santa Catarina, o currículo aborda matérias como administração de laboratório. É obrigatório estágio de 160 horas e um trabalho de conclusão de curso.
Duração média: três anos.
Outro nome: Prótese Odontológica.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=128