Produção de Bebidas

Tecnólogo

O tecnólogo formado em Produção de Bebidas está habilitado para trabalhar em todas as fases da elaboração dos produtos, do plantio à colheita da matéria-prima, da elaboração da bebida à sua comercialização. Dois cursos são oferecidos no Brasil, um em Viticultura e Enologia, que forma tecnólogos especializados na produção de uvas especiais e vinhos, e outro em Produção de Cachaça, que forma profissionais habilitados no cultivo e manejo da cana-de-açúcar e na produção dessa bebida. Os dois profissionais trabalham diretamente com o cultivo da matéria-prima, mas também podem se especializar apenas na produção das bebidas, garantindo sua excelência nos processos de fermentação e destilagem, ou então no gerenciamento de negócios e comercialização dos produtos.

MERCADO DE TRABALHO
Com as políticas federais de incentivo à exportação e um grande mercado consumidor interno, os negócios envolvendo a produção de bebidas no Brasil vêm aumentando e abrindo portas para os profissionais da área. Na última década, os setores de bares, restaurantes e hotéis apresentaram significativo crescimento e tornaram-se importantes geradores de empregos para o tecnólogo. As regiões de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e Vale do São Francisco, no sertão nordestino, são as grandes produtoras de vinho do país e contratam especialistas para funções diversas, como gestão da produção e enologia. Pernambuco consolida-se, definitivamente, como um dos maiores produtores vitivinícolas nacionais. Minas Gerais, por sua vez, destaca-se na produção de cachaça, que conquistou o mercado externo, incrementando a contratação de profissionais na área. Empresas de importação e exportação e grandes distribuidores de bebidas também requisitam o tecnólogo para consultoria em compras.
$ Salário médio inicial: R$ 1.700

O CURSO
No Brasil, existem três modalidades de graduação tecnológica em Produção de Bebidas: Bebidas (que inclui vinho, cerveja, cachaça, água e café), Viticultura e Enologia e o de Produção de Cachaça. Nestes dois últimos, a proposta dos cursos é a de garantir uma cobertura de conhecimento que vai desde a escolha de espécies e cultivo da matéria-prima - uva e cana-de-açúcar - até o gerenciamento de negócios do setor. Os alunos também têm aulas sobre processos de fermentação, capacitação em química e física aplicadas à produção, controle microbiológico e sanitário, controle de qualidade, desenvolvimento de produtos novos, estocagem e transporte.
Duração média: três anos.
Outros nomes: Bebidas; Prod. de Cachaça; Viticultura e Enologia

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=127