Ortóptica

Tecnólogo

O profissional utiliza exercícios musculares, equipamentos eletrônicos e ferramentas de estimulação motora e sensorial, como lentes prismáticas e filtros, para corrigir distúrbios e recuperar a capacidade visual de pacientes de todas as idades. Seu trabalho ajuda a diminuir problemas como estrabismo, visão dupla, transtorno e baixa visual de um ou dos dois olhos. Ele estimula a visão de pacientes com lesões causadas por doenças como toxoplasmose e diabetes. Ajuda na readaptação às novas condições de moradia, locomoção e vida profissional dos portadores de deficiência. Pode especializar-se em exames complementares ou em contatologia (adaptação de lentes de contato).

MERCADO DE TRABALHO
Existe boa demanda por esse tecnólogo em hospitais e clínicas, especialmente em Goiânia (GO), cidade considerada um centro de referência no tratamento de doenças oculares. Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS) também oferecem vagas, pois há carência de profissionais nessa área. Além de atuar na promoção da saúde ocular, prevenção e reabilitação de pacientes com problemas oftalmológicos, ele trabalha na adaptação de lentes de contato, ensinando o paciente a manusear e armazenar o produto e transmitindo informações sobre os cuidados diários.
$ Salário médio inicial: R$ 1.500

O CURSO
Nos dois primeiros semestres são oferecidas tanto matérias da área de saúde, como anatomia e fisiologia, quanto de ciências sociais, como sociologia e psicologia. As disciplinas mais específicas começam a partir do terceiro semestre, quando o aluno passa a ter aulas de morfofisiologia da visão e óptica clínica. Também no terceiro semestre, o currículo começa a abordar as patologias oculares, os exames empregados para identificá-las e os equipamentos usados no resgate da capacidade visual. Para a obtenção do diploma é preciso cumprir estágio de 360 horas, em clínica ou hospital conveniado com a escola, e apresentar uma monografia.
Duração média: três anos.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=126