Oftálmica

Tecnólogo

Esse tecnólogo aplica exames oculares complementares para ajudar o oftalmologista na prevenção, no tratamento e no diagnóstico de problemas e alterações dos olhos e da visão. Opera equipamentos de fotografia, ultra-sonografia ocular para medir a percepção e a amplitude visual, o desempenho de cada um dos olhos e a capacidade de identificação das cores. Trabalha sob a supervisão de um oftalmologista, em consultórios e clínicas especializadas. Também é possível atuar em unidades hospitalares de cirurgia ocular.

MERCADO DE TRABALHO
O tecnólogo encontra trabalho em setores dedicados ao tratamento das doenças oculares de grandes hospitais, clínicas e consultórios especializados. Em parceria com o oftalmologista, faz instrumentação em cirurgias oculares e realiza exames como retinografia e tomografia. Empresas de equipamentos oftalmológicos, como Alcon, também costumam contratá-lo. Os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro e a cidade de Brasília, no Centro-Oeste, são os melhores mercados, embora existam vagas no interior do país. O profissional pode ainda optar pela carreira acadêmica depois da pós-graduação.
$ Salário médio inicial: R$ 1.500

O CURSO
Os estudos começam com disciplinas básicas da área da saúde, como anatomia, fisiologia endócrina e neurofisiologia, que fornecem os conhecimentos fundamentais sobre o corpo humano. Do núcleo específico fazem parte matérias como instrumentação cirúrgica oftalmológica, morfofisiologia da visão e óptica clínica. O currículo abrange disciplinas que fornecem ao aluno o conhecimento técnico e operacional dos aparelhos oftalmológicos e a habilidade no seu manuseio. Na Unifesp, em São Paulo, boa parte do curso é dedicada às atividades práticas. Cerca de metade da carga horária é cumprida em seminários e estágios. Além disso, desde o início do curso, o estudante pode participar de atividades de iniciação científica.
Duração média: três anos.
Outros nomes: Óptica e Optometria; Optometria; Tecnol. Oftálmica e Radiológica.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=125