Gestão Ambiental

Tecnólogo

O tecnólogo em Gestão Ambiental desenvolve projetos para prevenir, reduzir ou eliminar a poluição das águas e a deterioração das matas e do solo. Ele planeja o crescimento de cidades e a ocupação de terrenos. Participa, também, de programas de reciclagem de materiais e de educação ambiental. No setor privado implanta e acompanha projetos de exploração de recursos naturais, empregando métodos e técnicas não poluentes, trata efluentes e dejetos industriais e controla a adoção de normas de proteção ambiental e de tecnologias limpas. Em áreas já degradadas, recupera o solo, implanta sistemas de compostagem e tratamento de lixo e busca soluções para drenar as águas das chuvas, sempre procurando melhorar o desempenho econômico e ambiental dos processos produtivos.

MERCADO DE TRABALHO
O cuidado com as questões ambientais demonstrado por várias prefeituras de todo o país, a crescente preocupação em preservar a natureza e reduzir a poluição atmosférica e das águas e o aumento de exportações para países que só aceitam transações com companhias possuidoras de certificação de qualidade, como o ISO 14.000, fazem com que a procura por esse tecnólogo esteja em alta em praticamente todo o território. Os especialistas em planejamento são muito solicitados por indústrias de diversos segmentos. Empresas de consultoria e auditoria também são bons empregadores. Em prefeituras, ele trabalha na recuperação de áreas verdes e de rios. Um campo que está em crescimento é o de educação ambiental. As melhores oportunidades estão nos grandes centros urbanos, em especial nas regiões Sul e Sudeste, por conta da concentração industrial.
$ Salário médio inicial: R$ 1.800

O CURSO
Apresenta muitas matérias teóricas, como ecologia, educação ambiental, saneamento e planejamento urbano, gestão de negócios e empreendedorismo. Mas há também boa carga de aulas práticas em laboratórios de física, química e biologia. Durante todo o curso, o aluno aprenderá a analisar problemas e a desenvolver projetos para a recuperação de ambientes degradados. Um trabalho de conclusão de curso e um estágio de 400 horas são obrigatórios na maioria das escolas. Alguns cursos preparam o estudante para atuar diretamente no tratamento de resíduos industriais.
Duração média: dois anos.
Outros nomes: Ger. Amb.; Ger. Amb. Ind.; Gestão de Meio Amb.; Gestão de Meio Amb. e Saneam.; Gestão de Plan. Amb.; Gestão e Plan. Amb.; Gestão e Saneam. Amb.; Gestão em Meio Amb.; Gestão em Meio Amb. e Saneam.; Gestão em Plan. Amb.; Meio Amb.; Meio Amb. (gestão amb.); Meio Amb. (saneam.); Processos Amb.; Sist. de Gestão Amb.; Tecnol. Amb.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=124