Estética e Cosmetologia

Tecnólogo

Esse tecnólogo define e aplica tratamentos de estética corporal, facial e capilar. Utiliza técnicas de manipulação e produtos cosméticos para fins terapêuticos, bem como equipamentos dermatológicos para fazer limpeza de pele, hidratação, depilação, estética capilar, revitalização, peeling, drenagem linfática, maquiagem definitiva e bronzeamento artificial. Pode ainda fazer uso de massagens e terapias alternativas, como do-in, shiatsu, fi toterapia, cromoterapia e aromaterapia para promover a beleza e o bem-estar das pessoas. Identifica problemas de pele e encaminha o cliente ao especialista. Pode trabalhar em clínica de estética, salão de beleza, academia de ginástica, hospital, consultório ou ainda prestar consultoria especializada.

MERCADO DE TRABALHO
A lei que regulamenta a profissão de esteticista no país, que até março de 2008 não havia sido aprovada, deve aquecer o mercado para esse tecnólogo. Todos os espaços dedicados aos tratamentos de pele deverão ter como responsável um profissional com diploma superior, e a expectativa é de um aumento de cerca de 30% na procura por esses profissionais.

As vagas de trabalho estão em clínicas de medicina estética, de dermatologia e de cirurgia plástica, institutos de beleza, spas e clubes esportivos. Academias de ginástica oferecem boas oportunidades no eixo Rio–São Paulo, região que também concentra grande parte dos outros estabelecimentos que empregam o tecnólogo. A abertura de spas nas maiores capitais do Nordeste movimenta os postos de trabalho na região. No restante do país, principalmente no Sul, o mercado está em ascensão.
$ Salário médio inicial: R$ 1.200

O CURSO
As disciplinas básicas incluem anatomia, química, bioquímica, psicologia aplicada, nutrição e princípios de avaliação estética. Entre as específicas estão cosmetologia, massoterapia e eletroterapia. Por fim, com as matérias profissionalizantes, o aluno começa a pôr a mão na massa, praticando estética facial, corporal e capilar, terapias alternativas e podologia. Algumas universidades exigem a realização de estágio e a apresentação de trabalho de conclusão de curso.

Duração média: dois anos.
Outros nomes: Beleza, Estética e Imagem Pessoal; Cosméticos; Cosmetologia e Estética; Cosmetologia e Estética Capilar; Cosmetologia e Estética Facial e Corporal; Estética; Estética Corporal, Facial e Capilar; Estética e Cosmética; Estética e Imagem Pessoal; Estética, Beleza e Imagem Pessoal; Podologia; Visagismo e Estética Capilar; Visagismo e Terapia Capilar.

_EDITO_COMEFROMCursos Preparatórios Para Concursos : http://capecurso.com.br/site/modules/edito/content.php?id=123